Brincar no mar na infância melhora a saúde mental na fase adulta
Brincar ao ar livre é uma das atividades mais positivas para o bem-estar da criança, e a praia é um dos melhores lugares para que isso ocorra. Segundo estudos, brincar no mar durante a infância pode ter efeitos positivos duradouros na saúde mental na fase adulta. s sugerem que a exposição ao mar pode reduzir […]
Brincar ao ar livre é uma das atividades mais positivas para o bem-estar da criança, e a praia é um dos melhores lugares para que isso ocorra. Segundo estudos, brincar no mar durante a infância pode ter efeitos positivos duradouros na saúde mental na fase adulta.
s sugerem que a exposição ao mar pode reduzir o estresse e melhorar o humor. Um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology descobriu que morar perto do mar está associado a uma melhor saúde mental em adultos.
Além disso, a pesquisa revelou que ambientes naturais como a praia ajudam a regular as emoções e têm efeitos benéficos sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, estimulando a criação de uma memória afetiva em relação a esses lugares.
Outra pesquisa, publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health, descobriu que nadar no mar está associado a uma melhor qualidade de vida e bem-estar psicológico em adultos.
Da mesma forma, o contato com a natureza durante a infância pode ter um efeito positivo no desenvolvimento emocional, incluindo a capacidade de lidar com o estresse e de desenvolver resiliência.
O mar oferece uma oportunidade única para as crianças experimentarem uma variedade de estímulos sensoriais, incluindo a textura da areia, o cheiro salgado do ar e a sensação de frescor da água. Esses estímulos podem ajudar a desenvolver habilidades motoras, bem como a sensação de calma e felicidade.
As atividades ao ar livre promovem também a sociabilidade, pois as brincadeiras podem ser realizadas coletivamente com os pais ou com outras crianças da mesma idade.
Os pais e cuidadores podem incentivar as crianças a passar mais tempo ao ar livre, incluindo brincar no mar sempre que possível. Dessa maneira, atividades como nadar, surfar, construir castelos de areia e explorar as marés podem ser uma ótima maneira de incentivá-las a ter mais contato com a natureza.