Exames pré-nupciais: conheça quais são e a sua importância
Uma das medidas indispensáveis a se tomar antes de subir no altar é checar o estado geral da saúde dos noivos. Em meio a tantos detalhes envolvendo a festa de casamento e a lua de mel, muitas vezes esse aspecto acaba sendo deixado em segundo plano; por isso, é sempre importante ressaltar a necessidade de […]
Uma das medidas indispensáveis a se tomar antes de subir no altar é checar o estado geral da saúde dos noivos. Em meio a tantos detalhes envolvendo a festa de casamento e a lua de mel, muitas vezes esse aspecto acaba sendo deixado em segundo plano; por isso, é sempre importante ressaltar a necessidade de realizar os exames pré-nupciais.
O objetivo desses testes é garantir a segurança do projeto de vida em conjunto, pois diversas doenças podem, se não forem identificadas precocemente, comprometer a estabilidade emocional e financeira do casal ou até mesmo prejudicar ou impedir a gestação.
Os exames pré-nupciais são indicados para avaliar a presença de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); identificar doenças crônicas como problemas cardíacos, câncer e diabetes; checar os níveis hormonais de ambos os noivos e verificar a presença de condições que possam causar problemas de fertilidade.
Além disso, nas consultas médicas realizadas para avaliar os resultados dos exames, o casal pode tirar dúvidas sobre saúde sexual, métodos contraceptivos e técnicas de reprodução assistida, caso seja necessário.
Os exames pré-nupciais não são os mesmos para todos os casais, e vão variar de acordo com o sexo e o histórico de doenças individual e familiar de cada um. É importante conversar com o(a) parceiro(a) e marcar uma consulta com o médico para definir quais são os procedimentos indicados.
De modo geral, os exames que podem ser solicitados para o casal são os seguintes:
Exames pré-nupciais para homens e mulheres
- Hemograma: por meio do hemograma, é possível analisar as células sanguíneas, como leucócitos, hemácias, plaquetas e linfócitos, e assim identificar possíveis infecções e outras condições.
- Sorologia para ISTs: são exames que identificam infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite B e C. É importante que o casal realize os exames para detecção de ISTs mesmo que já tenha uma vida sexual antes do casamento.
- Exames de fezes e urina: o exame de urina permite a identificação de bactérias, fungos e vírus que provocam diversas doenças, inclusive ISTs, além de indicar possíveis problemas no sistema urinário. Já o exame de fezes verifica a saúde do aparelho digestivo e também identifica microrganismos patogênicos.
- Exames complementares: testes mais específicos como o eletrocardiograma, que avalia a atividade elétrica do coração, e alguns exames de imagem como o ecocardiograma e a tomografia abdominal ou pélvica, que identificam alterações nos órgãos, também podem ser solicitados de acordo com o histórico de saúde e a necessidade do casal.
Exames pré-nupciais para os homens
- Espermograma: teste que avalia a quantidade e a qualidade de espermatozoides, é o principal indicador da fertilidade masculina.
- Exame de próstata: fundamental para homens acima de 40 anos, o exame de toque retal – que pode ser realizado em conjunto com a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) – indica a presença de câncer na próstata.
Exames pré-nupciais para as mulheres
- Papanicolau: um dos exames mais importantes para a prevenção e detecção do câncer de cólon de útero.
- Ultrassonografia transvaginal: exame de imagem que avalia a anatomia do útero, colo, ovário e trompas, identificando possíveis alterações nos órgãos do sistema reprodutor feminino.
- Colposcopia: avalia a vulva, vagina e colo do útero, e permite visualizar lesões provocadas pelo vírus HPV, além de câncer e infecções.
- Mamografia: deve ser realizada anualmente em mulheres acima dos 40 anos. Caso a mamografia não tenha sido realizada nesse prazo antes do casamento, é importante que a mulher, caso esteja na faixa etária indicada, faça o exame antes do casamento.
Leia também: Medicina integrativa: entenda o que é e a sua importância
Detox digital: como funciona e quais os benefícios para a saúde