Tuberculose tem cura? Saiba tudo sobre a doença
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ela é transmitida por meio de gotículas respiratórias, liberadas através da tosse, espirro ou fala, e afeta principalmente o pulmão. Apesar de possuir cura, cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram de tuberculose apenas em 2020, de acordo […]
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ela é transmitida por meio de gotículas respiratórias, liberadas através da tosse, espirro ou fala, e afeta principalmente o pulmão. Apesar de possuir cura, cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram de tuberculose apenas em 2020, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/3), saiba tudo sobre a transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento da enfermidade.
- O que é a tuberculose?
Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível. Apesar de afetar principalmente os pulmões, ela pode acometer outros órgãos, sendo considerada tuberculose pulmonar ou extrapulmonar. A extrapulmonar é mais comum em pacientes com comprometimento imunológico, como pessoas que vivem com o vírus HIV.
- Como ocorre a transmissão?
A transmissão pode ocorrer pelo ar ou de pessoa para pessoa, através de gotículas infectadas, oriundas das vias áreas, expelidas durante a fala, espirro ou tosse. Quando em tratamento adequado por pelo menos duas semanas, a maioria dos pacientes com tuberculose ativa já não transmitem mais a doença.
- Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da tuberculose são tosse (que pode ser acompanhada de sangue), febre, emagrecimento, perda de apetite, sudorese noturna, cansaço e fadiga. O tempo para o surgimento dos sintomas após a infecção muda de paciente para paciente, variando em torno de 4 a 12 meses.
- Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da tuberculose pode ser feito por meio da realização de raio-X de tórax e do exame do escarro com pesquisa do bacilo de Koch, também chamado de pesquisa de BAAR (Bacilo Álcool-Ácido Resistente). Já em caso de tuberculose extrapulmonar, pode ser realizada também a biópsia do tecido afetado.
- A tuberculose tem cura?
Realizado sem interrupções, o tratamento da tuberculose é 100% eficaz. A terapia, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), tem duração média de seis meses e é feita à base de antibióticos. O tratamento feito de maneira irregular pode levar ao agravamento da doença e até à morte.
- Existem fatores de risco?
A tuberculose é mais comum em homens, na faixa etária de 20 aos 40 anos. São fatores de risco: diabetes, doenças que diminuem a imunidade, como a Aids, tabagismo, álcool e uso de outras drogas. Indígenas, pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade são grupos populacionais com maior vulnerabilidade à enfermidade.
- Como prevenir?
A principal forma de prevenção à tuberculose é a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin). Disponível no SUS, ela deve ser aplicada em crianças recém-nascidas ou com até 5 anos de idade. Ela protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.
Os pacientes devem aderir a algumas medidas de controle da doença, como manter os ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar, proteger a boca ao falar, tossir e espirrar, além de evitar aglomerações. Pessoas que tiveram contato com indivíduos infectados, mesmo que não apresentem sintomas, precisam ser submetidas à avaliação médica e teste para a tuberculose.