Saiba como agir em caso de queimaduras leves ou graves
O dia seis de junho marca o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. A data foi criada em 2009 para conscientizar a população sobre as maneiras de prevenir e tratar as queimaduras. E uma das principais ações da data é orientar como agir em caso de queimaduras leves ou graves. De acordo com o Ministério […]
O dia seis de junho marca o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. A data foi criada em 2009 para conscientizar a população sobre as maneiras de prevenir e tratar as queimaduras. E uma das principais ações da data é orientar como agir em caso de queimaduras leves ou graves.
De acordo com o Ministério da Saúde, 1 milhão de pessoas são vítimas de queimaduras no Brasil todos os anos, e os casos costumam aumentar durante o mês de junho, especialmente em crianças, por causa das festas de São João.
É importante, portanto, que os pais e responsáveis saibam como agir no caso de algum acidente.
A principal orientação no caso de uma queimadura é procurar o serviço de atendimento médico mais próximo. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas antes de se dirigir a um serviço de saúde.
Como agir em caso de queimaduras leves
Imediatamente após o acidente, a queimadura deve ser lavada com água corrente fria. Em seguida, proteja o ferimento com um pano limpo para diminuir o risco de infecções.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é indicado passar qualquer outra substância – como pasta de dente, borra de café ou água sanitária – na área afetada. Esses produtos podem aumentar a gravidade da queimadura e provocar lesões mais profundas.
Após a limpeza da queimadura com água corrente e o isolamento da área com um pano limpo, procure atendimento médico para que a ferida possa ser tratada adequadamente.
No caso de queimaduras de segundo grau, pode ocorrer o aparecimento de bolhas na região afetada após um período de tempo. Essas bolhas não devem ser estouradas e seu manejo deve ser realizado apenas por um profissional.
Como agir em caso de queimaduras graves
No caso de queimaduras muito extensas ou profundas, é recomendado entrar em contato imediatamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Caso a vítima esteja em chamas, é preciso fazer com que ela se deite e role no chão, de modo a interromper o fogo.
Como prevenir queimaduras durante o São João
Algumas medidas devem ser seguidas para evitar acidentes com fogos durante o São João:
● Supervisione as crianças durante a utilização de fogos de artifício;
● Não adquira produtos clandestinos;
● Siga a recomendação dos fabricantes;
● Não direcione fogos para outras pessoas;
● Se acender fogueiras, faça-o longe de vegetação ou da rede elétrica.