Maio Roxo: alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais
As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) atingem milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, cerca de 1,6 milhão de pacientes convivem com essas doenças. É precisamente para conscientizar a população acerca das DIIs, estimular o diagnóstico e discutir melhorias no tratamento que foi criada […]
As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) atingem milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, cerca de 1,6 milhão de pacientes convivem com essas doenças.
É precisamente para conscientizar a população acerca das DIIs, estimular o diagnóstico e discutir melhorias no tratamento que foi criada a campanha Maio Roxo.
Um dos grandes objetivos da ação é melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doença inflamatória intestinal e promover o acesso da população aos serviços de saúde de modo a possibilitar o diagnóstico, já que muitas pessoas não sabem o que são as DIIs e como identificá-las.
O que são as doenças inflamatórias intestinais?
As DIIs são doenças crônicas que provocam inflamação nos intestinos, com localização e intensidade variadas. As principais condições que se encaixam nessa categoria são a doença de Crohn, a retocolite ulcerativa e as colites indeterminadas.
Embora as causas dessas doenças ainda não sejam totalmente conhecidas, os fatores de risco incluem histórico familiar, tabagismo, uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios e consumo excessivo de álcool.
Apenas um profissional poderá diagnosticar corretamente uma doença inflamatória intestinal, mas alguns sinais e sintomas comuns a todas elas podem fornecer indícios de que algo não vai bem.
Inicialmente, a pessoa acometida costuma sentir dores abdominais leves, diarreia ou constipação. Nos casos mais avançados, os sintomas incluem ainda:
● Dores intensas;
● Sangramentos retais;
● Perda de peso;
● Fadiga.
Caso apresente algum desses sintomas, é importante procurar um médico rapidamente para investigar as causas e dar início ao tratamento. Assim, é possível ter um acompanhamento adequado e garantir uma melhor qualidade de vida.
Diagnóstico e tratamento das DIIs
O diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais pode ser confirmado por vários exames, como testes laboratoriais de sangue e fezes, além de exames de imagem, como a tomografia ou a ressonância magnética do abdômen.
O tratamento é realizado principalmente com medicamentos que ajudam a reduzir a resposta imunológica do organismo e a abrandar a inflamação. Alguns remédios são utilizados apenas em momentos de crise, enquanto outros são tomados continuamente.
Em alguns casos, a cirurgia para retirada de partes do intestino severamente acometidas também pode ser indicada.