Páscoa: aprenda a escolher opções mais saudáveis de chocolate
Com a aproximação da Páscoa, aumenta a oferta de ovos, barras, bombons e caixas de chocolate. Embora seja uma delícia para o paladar, nem sempre o doce é a melhor opção para a saúde. Por isso, separamos algumas dicas para escolher alternativas mais saudáveis de chocolate. Quanto mais cacau, melhor O cacau, um dos principais […]
Com a aproximação da Páscoa, aumenta a oferta de ovos, barras, bombons e caixas de chocolate. Embora seja uma delícia para o paladar, nem sempre o doce é a melhor opção para a saúde. Por isso, separamos algumas dicas para escolher alternativas mais saudáveis de chocolate.
Quanto mais cacau, melhor
O cacau, um dos principais ingredientes do chocolate, traz diversos benefícios para o organismo. Ele ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardiovasculares; auxilia no colesterol bom; estimula a produção de serotonina (hormônio ligado à sensação de prazer) e possui ação antiinflamatória.
Por isso, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, melhor para a sua saúde. Isso significa dar preferência a chocolates mais amargos, que não têm tanta adição de açúcar.
No rótulo do produto, verifique se o cacau é o ingrediente que vem listado primeiro. Se for o caso, pode levar para casa sem preocupação.
Fuja do chocolate branco
Muitas pessoas elegem o chocolate branco como o favorito, mas ele é o grande vilão dos chocolates quando se trata da saúde.
O chocolate branco é feito somente com a manteiga de cacau – ou seja, a gordura da fruta – acrescida de leite e açúcar. Se não conseguir resistir, a dica é consumir o chocolate branco com muita moderação.
Dê preferência a chocolates orgânicos
Apesar de mais caros, os chocolates orgânicos são mais saudáveis, pois contêm menos aditivos e corantes industrializados.
Mais uma vez, vale a pena checar o rótulo antes de comprar o produto para verificar a presença de ingredientes indesejados.
Atenção à quantidade
A porção de quantidade de chocolate indicada por pessoa é de 30 gramas por dia, o que equivale a quatro “quadradinhos” de uma barra.
Novamente, quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate: por isso, dê preferência às opções amargas e aprecie com moderação