O autocuidado feminino vai além da beleza
No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é muito importante desmistificar uma das concepções mais comuns entre as mulheres: a de que a noção de autocuidado tem a ver apenas com questões estéticas. Na verdade, o autocuidado feminino vai muito além da beleza e engloba todos os aspectos da vida. O autocuidado […]
No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é muito importante desmistificar uma das concepções mais comuns entre as mulheres: a de que a noção de autocuidado tem a ver apenas com questões estéticas.
Na verdade, o autocuidado feminino vai muito além da beleza e engloba todos os aspectos da vida.
O autocuidado está relacionado com a adoção de comportamentos e atitudes que propiciem o bem-estar físico e mental. Assim, é claro que aqueles minutinhos de skincare antes de dormir contam como autocuidado, mas o conceito vai além disso, abrangendo a saúde feminina e psicológica.
Como viver o autocuidado feminino
Muito além de cuidados com a beleza, o autocuidado está diretamente ligado à capacidade de amar a si mesma, de aprender a desenvolver o amor-próprio e de
comunicar o que desejam. É preciso, antes de tudo, se desprender da ideia de que o autocuidado está relacionado a egoísmo e falta de empatia.
Dessa maneira, pratique atividades que te façam bem em meio à correria do dia a dia – como ler um bom livro, aprender uma nova habilidade ou simplesmente se dedicar a um hobby.
Essas práticas vão te ajudar a desenvolver a sua saúde psicológica. Caso sinta que não está conseguindo administrar suas emoções de maneira positiva, não hesite em procurar ajuda profissional.
Não esqueça de reservar um tempo para cultivar sua vida social – seja em um encontro com amigos ou uma ida ao cinema, socializar traz inúmeros ganhos para a autoestima.
Naturalmente, a preocupação com a saúde da mente deve vir acompanhada de uma atenção redobrada à saúde física. Por isso, é importante realizar todos os exames de rotina indicados para a mulher e fazer um check up geral ao menos uma vez por ano.
Alimentar-se bem e fazer atividades físicas – que não se restringem à academia; você pode tentar yoga, por exemplo – também são essenciais para manter sua saúde.
Assim, é possível integrar corpo e mente em um estado de atenção constante com o seu bem-estar, cultivando uma vida mais plena e saudável