Fatos que você deveria saber sobre o câncer de próstata
O dia 17 de novembro marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que originou a campanha Novembro Azul. O dia foi instituído para conscientizar a população masculina sobre os sintomas da doença e desmistificar tabus que ainda cercam o seu diagnóstico e o tratamento. Veja os fatos que você deveria saber […]
O dia 17 de novembro marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que originou a campanha Novembro Azul. O dia foi instituído para conscientizar a população masculina sobre os sintomas da doença e desmistificar tabus que ainda cercam o seu diagnóstico e o tratamento.
Veja os fatos que você deveria saber sobre o câncer de próstata.
É o tumor mais frequente entre os homens
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tumor mais frequente na população masculina, com 65.840 novos casos a cada ano entre 2020 e 2022.
Homens com mais de 55 anos de idade e obesos possuem maior risco de desenvolver a doença.
Não é uma doença de idosos
Apesar do risco aumentar com a idade, 40% dos diagnósticos de câncer de próstata são realizados abaixo dos 50 anos – mas o tumor é raro em homens com menos de 40 anos.
Por isso, homens com idade a partir dos 40 anos devem começar a fazer anualmente o exame de toque retal e o Antígeno Específico da Próstata (PSA), que diagnosticam a doença.
É importante frisar que o exame de toque é rápido, indolor e importante para a detecção do câncer de próstata.
Homens negros têm maior risco de desenvolver câncer de próstata
Pesquisas apontam que homens negros têm risco 60% maior de desenvolver a doença, e a taxa de mortalidade chega a ser três vezes mais alta nessa população.
Por isso, o cuidado deve ser redobrado, sendo indispensável a realização anual dos exames preventivos.
Chances de cura são altas com o diagnóstico precoce
Se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata possui chances de cura em torno de 90%.
O problema é que, em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas – quando eles surgem, significa que o câncer já está em um estágio mais avançado. Isso reforça, mais uma vez, a importância dos exames de prevenção.
Quando aparecem, os sintomas incluem vontade de urinar com frequência, dor ao urinar, sangue no esperma ou urina e dor óssea.
Atividade física ajuda na prevenção e tratamento
A prática frequente de exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a reduzir o estresse e a balancear os níveis de hormônios no sangue.
Embora a correlação ainda não esteja clara, cientistas afirmam que a atividade física tem efeitos benéficos tanto na prevenção quanto no tratamento da doença.