Entenda o que é a Síndrome do Pensamento Acelerado, que causa irritação e insônia
A prevalência de doenças psicológicas vem crescendo nas últimas décadas, e esse movimento foi acelerado pela pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de depressão e ansiedade aumentaram 25% em todo o mundo apenas no primeiro ano da Covid. Mas uma condição ainda desconhecida também vem acometendo muitas pessoas: saiba o que […]
A prevalência de doenças psicológicas vem crescendo nas últimas décadas, e esse movimento foi acelerado pela pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de depressão e ansiedade aumentaram 25% em todo o mundo apenas no primeiro ano da Covid. Mas uma condição ainda desconhecida também vem acometendo muitas pessoas: saiba o que é a Síndrome do Pensamento Acelerado.
A Síndrome do Pensamento Acelerado pode ser provocada por outros problemas psicológicos, como a ansiedade e o estresse, ou pelo uso de substâncias psicoativas. Para a psiquiatria, o pensamento humano é classificado em três graus:
- O pensamento mais lento, conhecido como bradipsiquia;
- O pensamento com curso comum;
- E o pensamento acelerado, conhecido como taquipsiquia.
Nos casos da Síndrome do Pensamento Acelerado, a pessoa acometida muitas vezes tem dificuldade em expressar o que pensa e não consegue acompanhar o próprio raciocínio. Isso pode levar a um estado de preocupação constante e a uma série de sintomas, como:
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Cansaço;
- Problemas de concentração e memória.
O tratamento varia de acordo com a causa do problema: transtornos de ansiedade, por exemplo, podem ser tratados com ansiolíticos, e pessoas com quadros depressivos devem ser tratadas com medicação adequada.
Outras condições, como o Transtorno Bipolar e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), também podem estar ligados à Síndrome do Pensamento Acelerado.
Em todos os casos, o acompanhamento psicológico também pode trazer resultados positivos. Procurar orientação psicológica e psiquiátrica para qualquer doença mental é o melhor caminho para minimizar o sofrimento.