O que acontece se tomar muito anti-inflamatório?
Tomar remédios por conta própria é um hábito que deve ser desencorajado, mas que infelizmente é bastante comum. De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), 77% dos brasileiros assumem fazer uso de medicamentos sem receita ou prescrição médica. Uma das classes de medicamentos mais utilizadas para automedicação é a dos […]
Tomar remédios por conta própria é um hábito que deve ser desencorajado, mas que infelizmente é bastante comum. De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), 77% dos brasileiros assumem fazer uso de medicamentos sem receita ou prescrição médica.
Uma das classes de medicamentos mais utilizadas para automedicação é a dos anti-inflamatórios.
Por sua rápida atuação na diminuição da dor e febre, os anti-inflamatórios são usados indiscriminadamente na tentativa de minimizar os sintomas provocados por condições como gripes e resfriados.
O que nem todo mundo sabe é que, como qualquer medicamento, o uso excessivo de anti-inflamatórios pode trazer consequências negativas para o organismo.
Os perigos de tomar muito anti-inflamatório
Quando utilizados por longos períodos de tempo ou em doses excessivas, os anti-inflamatórios podem causar uma série de efeitos colaterais. Os principais incluem:
● Irritação no estômago, com a possibilidade do desenvolvimento de úlceras;
● Aumento da pressão arterial;
● Retenção de líquidos;
● Problemas renais e hepáticos;
● Agravamento de condições como a insuficiência cardíaca.
Pessoas que fazem uso de anticoagulantes não devem tomar anti-inflamatórios, pois existe um risco aumentado de sangramentos.
Além disso, em pacientes alérgicos a anti-inflamatórios o medicamento pode provocar sintomas como coceira, erupções cutâneas e dificuldade para respirar.
É importante, assim, consultar um médico antes de tomar anti-inflamatórios ou qualquer outro tipo de medicamento. Somente um especialista poderá determinar o remédio necessário para cada caso e a duração correta do tratamento.