Voltar

Cistos: conheça os tipos e sintomas

25 de setembro de 2023

Os cistos são formações pequenas e cheias de líquido ou material semissólido. Embora sejam em sua maior parte benignos, essas bolsas costumam assustar por serem comumente associadas ao câncer. Os cistos podem surgir em diversas partes do corpo, como as articulações, as mamas e o couro cabeludo. Para evitar confusões, é importante conhecer quais os […]

Cistos: conheça os tipos e sintomas

Os cistos são formações pequenas e cheias de líquido ou material semissólido. Embora sejam em sua maior parte benignos, essas bolsas costumam assustar por serem comumente associadas ao câncer.

Os cistos podem surgir em diversas partes do corpo, como as articulações, as mamas e o couro cabeludo. Para evitar confusões, é importante conhecer quais os tipos e sintomas dos cistos.

Os cistos são perigosos?

A maior parte dos cistos é benigna, ou seja, não representa nenhum perigo para a saúde. Sua remoção é indicada em alguns casos por questões estéticas, já que os cistos podem crescer e se tornar bastante visíveis.

Entretanto, alguns cistos merecem uma atenção especial. Cistos mais rígidos e que crescem muito rapidamente devem ser avaliados por um médico, para avaliar a possibilidade de desenvolvimento de um tumor.

A identificação de um tumor só pode ser realizada por um profissional, por meio da análise clínica e da realização de exames de imagem, como a ultrassonografia.

Os tipos de cistos

Existem diversos tipos de cistos. Os mais comuns incluem:

  • Cisto sebáceo: espécie de caroço que se forma sob a pele e é preenchido por queratina. É benigno e geralmente não precisa de tratamento, a não ser que provoque incômodo estético ou infeccione.
  • Cisto no ovário: pode surgir dentro ou ao redor do ovário. Na maioria das vezes é benigno e desaparece sem precisar de tratamento; entretanto, se ele cresce demais e começa a provocar sintomas, é importante consultar uma ginecologista.
  • Cisto de Baker: aparece como um caroço na parte de trás do joelho. Pode surgir como consequência da artrose, artrite reumatóide e gota.
  • Cisto no rim: é geralmente benigno e não costuma provocar sintomas. Exames de imagem, como o ultrassom e a tomografia, são utilizados para acompanhamento.
  • Cisto na mama: normalmente benignos, devem ser investigados caso cresçam, tornem-se dolorosos ou apresentem outras características de malignidade.

Apesar dos cistos serem benignos em sua maior parte, é importante procurar um médico caso note o aparecimento de um novo cisto ou o crescimento de um já existente.

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?