Síndrome de Tourette: o que é, quais são os sintomas e tratamentos
A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico que se caracteriza por tiques motores e vocais repetitivos, involuntários e súbitos. Esses tiques são os sintomas mais proeminentes da doença, embora possam variar em intensidade e frequência de uma pessoa para outra. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Síndrome de Tourette é […]
![Síndrome de Tourette: o que é, quais são os sintomas e tratamentos](https://novadiagnostico.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Tourette-scaled.jpg)
A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico que se caracteriza por tiques motores e vocais repetitivos, involuntários e súbitos. Esses tiques são os sintomas mais proeminentes da doença, embora possam variar em intensidade e frequência de uma pessoa para outra.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Síndrome de Tourette é rara e afeta cerca de 1% da população mundial.
A síndrome geralmente aparece na infância ou na adolescência e, embora os tiques possam ser quase imperceptíveis em alguns pacientes, em outros eles podem se tornar incapacitantes e uma fonte de frustração e dificuldades sociais.
Sintomas da Síndrome de Tourette
Os principais sintomas da Síndrome de Tourette são os tiques que afetam os pacientes. Os tiques característicos da síndrome podem ser classificados em motores e vocais:
● Tiques motores: envolvem movimentos repentinos e rápidos de partes do corpo, como piscar os olhos, contrair os músculos do rosto, balançar a cabeça, dar socos no ar ou fazer caretas. Os tiques motores são frequentemente os primeiros a se manifestar e geralmente começam na infância;
● Tiques vocais: incluem sons involuntários, como pigarrear, tossir, fungar, grunhir ou produzir palavras ou frases inesperadas.
Os tiques tendem a variar em intensidade ao longo do tempo, podendo ser mais pronunciados durante momentos de estresse, ansiedade ou excitação.
Além dessas manifestações motores e vocais, muitas pessoas com Síndrome de Tourette podem experimentar sintomas adicionais, como obsessões, compulsões, déficit de atenção e hiperatividade, ansiedade ou depressão.
Tratamento
O tratamento da Síndrome de Tourette visa aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e ajudar as pessoas a lidar com os desafios associados à condição.
Algumas opções terapêuticas incluem a psicoterapia (especialmente a terapia cognitivo-comportamental) e, em casos mais graves, a farmacoterapia. Os antipsicóticos atípicos, como a risperidona e a aripiprazol, são frequentemente prescritos para reduzir a intensidade dos tiques.
Independente da gravidade, uma abordagem que envolva uma equipe multidisciplinar de médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos é a mais eficaz para gerenciar a Síndrome de Tourette. Dessa maneira, é possível garantir ao paciente melhores resultados e aprimorar sua qualidade de vida.