Muito além do pulmão: saiba quais os benefícios para o seu corpo ao parar de fumar
O cigarro é um problema de saúde pública que preocupa médicos e especialistas em todo o mundo. Para além dos danos provocados ao pulmão, o hábito de fumar provoca uma série de efeitos negativos em todo o corpo. Apesar da redução no número de fumantes nos últimos anos, no Brasil cerca de 10% da população […]
O cigarro é um problema de saúde pública que preocupa médicos e especialistas em todo o mundo. Para além dos danos provocados ao pulmão, o hábito de fumar provoca uma série de efeitos negativos em todo o corpo.
Apesar da redução no número de fumantes nos últimos anos, no Brasil cerca de 10% da população adulta fuma regularmente, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2021.
Isso resulta em 443 mortes relacionadas ao cigarro por dia no país, ou 161.853 óbitos todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
É por isso que é cada vez mais importante ressaltar quais os benefícios para o seu corpo ao parar de fumar.
No primeiro dia
Os efeitos positivos de parar de fumar já são verificados no primeiro dia sem cigarro. Após 20 minutos do último cigarro, a pressão sanguínea volta ao normal.
Depois de oito horas, o nível de oxigênio no corpo é regularizado.
Em uma semana
Já é perceptível uma melhora do fôlego e da respiração. O desempenho físico começa a aumentar e o risco de doenças a diminuir.
Em um mês
No primeiro mês sem cigarro, os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose já começam a apresentar melhoras. Há, ainda, uma maior efetividade da oxigenação do sangue.
Além disso, a disposição para exercícios físicos aumenta consideravelmente, e já é possível realizar atividades sem tanto desconforto na respiração e nos batimentos cardíacos.
Em um ano
O risco de infarto e de outras doenças cardiovasculares diminui em 50%. Há uma melhora considerável da qualidade da flora intestinal e da percepção do paladar.
Neste período, praticamente não há mais dificuldades para a realização de exercícios físicos.
Em 10 anos
O risco de câncer de pulmão cai em 50%, com redução considerável também no risco de câncer em qualquer parte do corpo.
Em 20 anos
Somente após 20 anos os pulmões ficam totalmente limpos. O risco de desenvolvimento de câncer e de doenças cardiovasculares se iguala ao de quem nunca fumou.
Por isso, não adie mais essa decisão: se você quer parar de fumar, procure ajuda de um especialista e comece hoje!