Voltar

Candida auris: aumento de casos do “superfungo” provoca preocupação global

24 de agosto de 2023

As micoses e infecções fúngicas da pele são problemas de saúde comuns que costumam ser tratados com relativa facilidade. Mas um aumento nos casos de infecções por Candida auris, um fungo descoberto apenas recentemente em humanos, vem causando preocupação em especialistas em todo o mundo. O Candida auris foi observado em humanos pela primeira vez […]

Candida auris: aumento de casos do “superfungo” provoca preocupação global

As micoses e infecções fúngicas da pele são problemas de saúde comuns que costumam ser tratados com relativa facilidade.

Mas um aumento nos casos de infecções por Candida auris, um fungo descoberto apenas recentemente em humanos, vem causando preocupação em especialistas em todo o mundo.

O Candida auris foi observado em humanos pela primeira vez no ano de 2009, no Japão. Desde então, casos do fungo foram registrados em todas as partes do mundo. No Brasil, os primeiros casos apareceram em 2020.

O que é o Candida auris

O C. auris é uma levedura que tem resistência a altas temperaturas e consegue se propagar facilmente. Altamente resiliente, ele consegue sobreviver em ambientes inóspitos por longos períodos de tempo e já se mostrou resistente a ações de desinfetantes e alguns medicamentos antifúngicos.

Por essa grande capacidade de resistência, o Candida auris é comumente chamado de “superfungo” e tornou-se um problema principalmente em ambientes hospitalares.

Por que ele é perigoso

O fungo consegue infectar qualquer parte do corpo e torna-se especialmente preocupante quando chega à corrente sanguínea, onde pode provocar infecções graves.

Pessoas imunocomprometidas possuem risco maior de infecção e morte por Candida auris; de acordo com pesquisas, mais de 90% dos espécimes isolados do fungo são resistentes ao fluconazol, um dos medicamentos mais utilizados para tratar infecções fúngicas.

Além disso, entre 30% e 60% das pessoas com infecção sanguínea provocada pelo fungo acabam morrendo.

Sintomas e tratamento

Os sintomas de infecção por Candida auris são muitas vezes inespecíficos e incluem:

● Febres;

● Calafrios;

● Pressão baixa.

O tratamento é normalmente feito com medicamentos antifúngicos, como as equinocandinas, embora o fungo tenha exibido resistência a grande parte dos fármacos disponíveis.

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?