Existem riscos em suplementar vitaminas por conta própria
A ingestão da quantidade correta de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes é essencial para manter nossa saúde em dia. Sabendo disso, muitas pessoas recorrem aos suplementos para aumentar a ingestão de vitaminas: de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad), 59% das famílias brasileiras possuem ao […]
A ingestão da quantidade correta de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes é essencial para manter nossa saúde em dia. Sabendo disso, muitas pessoas recorrem aos suplementos para aumentar a ingestão de vitaminas: de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad), 59% das famílias brasileiras possuem ao menos uma pessoa que consome suplementos vitamínicos regularmente.
Essa popularização dos suplementos, vistos por muitos como substâncias saudáveis e sem riscos, acaba levantando uma questão fundamental: existem riscos em suplementar vitaminas por conta própria?
Quando a suplementação é indicada
A suplementação vitamínica por meio de cápsulas e comprimidos pode ser indicada para algumas pessoas com deficiências específicas ou portadores de certas
condições de saúde, como diabetes e osteoporose, além de pacientes oncológicos e imunodeprimidos.
Mesmo nesses casos, entretanto, a suplementação deve ocorrer com orientação médica, após a realização de exames que vão averiguar quais as reais necessidades do paciente.
Para a população em geral, a suplementação é indicada apenas para pessoas com deficiência de vitaminas e minerais detectada por exame de sangue. Nesses casos, o consumo de suplementos é benéfico quando o médico ou nutricionista identifica que a pessoa não consegue ingerir a quantidade ideal do nutriente apenas por meio da alimentação.
Os perigos de tomar vitaminas sem necessidade
O consumo de vitaminas por conta própria, sem acompanhamento médico adequado, não tem benefícios comprovados e pode até ser prejudicial ao organismo.
O excesso de vitamina D, por exemplo, pode ser tóxico e provocar problemas neurológicos; já o excesso de vitamina C pode provocar cálculos renais. O consumo exagerado de vitamina A, por sua vez, aumenta o risco de cirrose hepática.
Por isso, nada de consumir suplementos vitamínicos por conta própria achando que vão melhorar sua saúde e prevenir doenças. Procure sempre um médico ou nutricionista para garantir o acompanhamento adequado.