Herpes-zóster acima dos 50 anos: prevenção, sintomas e como tratar
Provocada pelo mesmo vírus da catapora, o herpes-zóster é uma doença ainda relativamente desconhecida da população. A condição afeta principalmente adultos acima dos 50 anos, devido principalmente ao enfraquecimento natural do sistema imunológico. Saiba quais os sintomas do herpes-zóster, como preveni-lo e como tratá-lo. O que é o herpes-zóster O herpes-zóster é uma doença viral […]
Provocada pelo mesmo vírus da catapora, o herpes-zóster é uma doença ainda relativamente desconhecida da população. A condição afeta principalmente adultos acima dos 50 anos, devido principalmente ao enfraquecimento natural do sistema imunológico.
Saiba quais os sintomas do herpes-zóster, como preveni-lo e como tratá-lo.
O que é o herpes-zóster
O herpes-zóster é uma doença viral provocada pelo mesmo vírus que causa a catapora, o varicela-zóster. Enquanto a catapora é mais frequente em crianças, o herpes-zóster costuma se manifestar em adultos mais velhos.
Isso acontece porque, quando uma pessoa pega catapora, o vírus permanece “adormecido” em um nervo. Décadas depois da primeira infecção, o varicela-zóster pode aproveitar um momento de queda na imunidade e ressurge no nervo onde estava alojado.
O principal sintoma do herpes-zóster é, assim, a formação de erupções ou bolhas vermelhas na pele, geralmente apenas em um lado do corpo.
Essas lesões – popularmente conhecidas como “cobrão”, por causa de seu formato particular – atingem principalmente o pescoço, as costas, o tórax e o abdômen e costumam ser dolorosas.
Além do aparecimento do cobrão, os sintomas do herpes-zóster incluem:
- Formigamento ou hipersensibilidade da pele;
- Coceira;
- Mal-estar geral;
- Sensação de queimação na pele.
Tratamento do herpes-zóster
É importante procurar um médico caso suspeite que você tem herpes-zóster. O tratamento da doença, que deve ser iniciado o quanto antes de modo a evitar complicações, é realizado principalmente com medicamentos antivirais e analgésicos.
Enquanto a infecção estiver ativa, é importante que a pessoa acometida não tenha contato direto com outros indivíduos, de modo evitar a contaminação por meio do líquido das vesículas, que contém vírus.
Como prevenir o herpes-zóster
A única forma de prevenir a doença é por meio da vacinação. A vacina contra o herpes-zóster é aplicada em dose única em pessoas com mais de 50 anos de idade, mas ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).