Atividade física com pets: conheça os benefícios e os cuidados
Já é de conhecimento geral a importância que a atividade física tem no nosso bem-estar físico e mental. Praticar exercícios auxilia na saúde do corpo, fortalecendo os músculos, ossos e o coração, e é benéfico também para a saúde psicológica. O que muitas pessoas ainda não sabem é que praticar atividade física com os pets […]
Já é de conhecimento geral a importância que a atividade física tem no nosso bem-estar físico e mental. Praticar exercícios auxilia na saúde do corpo, fortalecendo os músculos, ossos e o coração, e é benéfico também para a saúde psicológica.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que praticar atividade física com os pets é um hábito ainda mais positivo: além de ajudar os animais e os tutores a terem uma vida saudável, o tempo de qualidade passado juntos fortalece o relacionamento e o vínculo entre ambos.
Transformar a atividade física em rotina para o pet é, antes de tudo, uma questão de saúde: de acordo com uma pesquisa realizada pela Banfield Pet Hospital, entre 25% e 40% dos gatos e cachorros domésticos no Brasil estão obesos ou com sobrepeso.
Ao estimular o animal a se exercitar com frequência, o tutor fortalece os músculos e a estrutura óssea do pet, diminuindo o tempo ocioso, o sedentarismo e o acúmulo de gordura – fatores que podem provocar doenças físicas e psicológicas no animal.
Por isso, atividades como caminhadas, natação, trilhas e brincadeiras do tipo “caçada” podem ser realizadas em conjunto ao ar livre e trazem benefícios para ambos o tutor e o bichinho.
Cuidados ao praticar exercícios físicos com seu pet
Antes de transformar a atividade física em rotina para você e seu pet, é importante que ambos passem por uma bateria de exames com um médico e um veterinário para verificar seu estado de saúde.
Além disso, cuidados adicionais devem ser tomados com o pet: algumas raças de cães, por exemplo, possuem limitações em relação ao tipo e quantidade de exercícios que podem ser realizados.
Converse bem com o veterinário para descobrir qual atividade é mais indicada para o seu companheiro. Bom treino e boa diversão!