Quais são as diferenças entre a psiquiatria e a psicologia?
Cuidar da saúde mental sempre foi imprescindível para manter uma vida saudável, mas torna-se ainda mais importante considerando o contexto atual de pressões e exigências em que vivemos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como a ansiedade e a depressão. É por isso que […]
Cuidar da saúde mental sempre foi imprescindível para manter uma vida saudável, mas torna-se ainda mais importante considerando o contexto atual de pressões e exigências em que vivemos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como a ansiedade e a depressão.
É por isso que é preciso saber reconhecer quando nossa saúde mental não está bem e quando procurar ajuda especializada. Após esse primeiro passo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a quem recorrer – se um psicólogo ou um psiquiatra.
Descubra quais são as diferenças entre a psiquiatria e a psicologia.
As diferenças entre psiquiatria e psicologia
A psiquiatria e a psicologia são duas áreas da saúde mental que abordam o estudo e o tratamento de transtornos psicológicos e emocionais. Apesar desse interesse em
comum, elas possuem diferenças significativas em termos de abordagem e formação profissional.
A psicologia baseia-se principalmente em princípios científicos do comportamento humano, enquanto a psiquiatria é uma especialidade médica que utiliza conhecimentos da medicina e biologia para entender as condições mentais.
Dessa maneira, os psicólogos têm como principais ferramentas de atuação terapias como a terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar e terapia de grupo, de modo a auxiliar os pacientes a entender e lidar com seus problemas emocionais.
Os psiquiatras, além da terapia, podem prescrever medicamentos para tratar transtornos mentais.
Isso ocorre porque a psiquiatria tem uma ênfase maior na compreensão das bases biológicas dos transtornos mentais, incluindo o estudo de desequilíbrios químicos no cérebro. A psicologia, embora também considere fatores biológicos, concentra-se mais nos aspectos psicológicos e sociais que influenciam o comportamento e as emoções.
Além disso, como profissionais de medicina, os psiquiatras têm a capacidade de solicitar exames médicos e laboratoriais, além de prescrever medicações para o tratamento de condições mentais.
Portanto, enquanto a psicologia é uma disciplina mais voltada para a compreensão do comportamento humano e a aplicação de terapias, a psiquiatria é uma especialidade médica que se concentra na avaliação, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, utilizando tanto abordagens psicoterapêuticas quanto farmacológicas.
Caso esteja em dúvida sobre quem procurar inicialmente, a indicação de especialistas é visitar primeiramente um psicólogo. Se o profissional de psicologia avaliar necessário, poderá realizar a indicação de um psiquiatra, de modo que ambos os tratamentos funcionem em conjunto para o bem-estar do paciente.