Conheça alguns cuidados com a saúde no inverno
Começou oficialmente o inverno no hemisfério sul, período em que as temperaturas costumam baixar consideravelmente. Embora seja a estação do ano preferida de muitas pessoas, é importante estar atento aos cuidados com a saúde no inverno. De acordo com o Ministério da Saúde, esse período do ano é o mais favorável para o surgimento de […]
Começou oficialmente o inverno no hemisfério sul, período em que as temperaturas costumam baixar consideravelmente. Embora seja a estação do ano preferida de muitas pessoas, é importante estar atento aos cuidados com a saúde no inverno.
De acordo com o Ministério da Saúde, esse período do ano é o mais favorável para o surgimento de infecções respiratórias – como a gripe e a covid -, já que os ambientes costumam ficar mais fechados devido às chuvas e baixas temperaturas. Com isso, os vírus que provocam essas doenças se disseminam com mais facilidade.
Além disso, é comum também o surgimento de doenças como bronquite, rinite, sinusite e alergias respiratórias.
Conheça alguns cuidados com a saúde no inverno.
Mantenha-se aquecido
É importante proteger o corpo do frio, principalmente durante o período noturno. Use roupas adequadas, como casacos, luvas, cachecóis e gorros, e redobre os cuidados quando estiver ao ar livre.
Tenha uma alimentação saudável
Essa dica é válida ao longo de todo o ano, mas é ainda mais valiosa durante o inverno, já que precisamos manter nosso sistema imunológico fortalecido contra agentes infecciosos. Procure consumir frutas, legumes, verduras e outros alimentos ricos em substâncias que fortalecem o sistema imunológico, como a vitamina C.
Pratique exercícios físicos
É fácil negligenciar a atividade física durante o inverno devido ao clima frio. No entanto, exercitar-se regularmente é fundamental para manter a saúde em dia. Se não for possível praticar exercícios ao ar livre, procure alternativas em ambientes fechados, como academias, aulas de dança, ioga ou até mesmo exercícios em casa.
Vacine-se
A vacinação é fundamental para evitar infecções como a gripe ou a covid, que se tornam mais comuns no inverno. Se a sua carteira de vacinação estiver desatualizada, procure o posto de saúde mais próximo para saber sobre as doses disponíveis.
Se necessário, use máscara
Se por acaso desenvolver sintomas gripais durante o inverno, o recomendado é avisar no ambiente de estudos ou no trabalho e permanecer em casa até que os sinais desapareçam. Caso seja imprescindível sair, vale a pena utilizar a máscara. Dessa maneira, você contribui para a interrupção do ciclo de propagação do vírus.