Voltar

Veja cinco motivos para você doar sangue regularmente

14 de junho de 2023

O dia 14 de junho marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada em 2005 como forma de agradecimento aos doadores e para incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas cerca de 3,2 milhões de brasileiros – o que equivale a 1,6% […]

Veja cinco motivos para você doar sangue regularmente

O dia 14 de junho marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada em 2005 como forma de agradecimento aos doadores e para incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas cerca de 3,2 milhões de brasileiros – o que equivale a 1,6% da população – são doadores de sangue.

Para doar sangue, é preciso estar em bom estado geral de saúde, pesar acima de 50 quilos, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido exposto a uma situação sexual de risco. A doação pode ser feita nos hemocentros de todo o país.

É para ajudar a aumentar esse número que separamos cinco motivos para você doar sangue regularmente.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas

A principal razão para doar sangue sempre deve ser esta: ajudar a salvar vidas. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas que precisem de uma transfusão de sangue.

A doação de sangue não transmite doenças

Todo o material utilizado durante a coleta de sangue é esterilizado e descartável. Além disso, todos os candidatos à doação são submetidos a uma entrevista clínica, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério de Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dessa maneira, tanto o doador quanto o receptor estão completamente seguros ao longo do processo de doação.

O organismo repõe o sangue doado rapidamente

Em uma doação, são coletados cerca de 450 ml de sangue. Essa quantidade não traz prejuízo algum ao organismo e é reposta pelo corpo em cerca de 24h.

Doar sangue te garante uma folga no trabalho

Poucas pessoas sabem disso, mas as pessoas que doam sangue têm direito, mediante comprovação da doação, a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A doação não é dolorosa

Muitas pessoas têm receio de doar sangue por medo da dor, mas o processo não é doloroso. O único incômodo possível é no momento de colocar a agulha – nada muito diferente de uma vacina ou de uma coleta de sangue para exames, por exemplo.

Por isso, não hesite: doe sangue e ajude a salvar vidas!

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?