Perdeu a carteirinha de vacinação? Veja como proceder
Com o avanço de campanhas nacionais de vacinação, como a da Covid-19, da influenza e de outros imunizantes de rotina, muitas pessoas perceberam que não possuem mais a carteirinha de vacinação. O documento, geralmente feito pela primeira vez ainda na infância, serve como registro de todas as vacinas tomadas ao longo da vida. Após muitos […]
Com o avanço de campanhas nacionais de vacinação, como a da Covid-19, da influenza e de outros imunizantes de rotina, muitas pessoas perceberam que não possuem mais a carteirinha de vacinação.
O documento, geralmente feito pela primeira vez ainda na infância, serve como registro de todas as vacinas tomadas ao longo da vida. Após muitos anos guardado, percebemos que não temos mais a carteirinha justamente no momento em que precisamos dela.
O que fazer no caso de perder a carteirinha de vacinação?
Inicialmente, saiba que a ausência da carteira de vacinação não impede ninguém de tomar suas vacinas. A vacinação é um direito de todos os brasileiros e não pode ser negada pela não-apresentação do documento.
Nesses casos, a pessoa é vacinada mesmo sem a carteira, e um novo documento que comprova a imunização é emitido no ato da vacinação.
Como fazer uma nova carteira de vacinação
Segundo o Ministério da Saúde, o procedimento recomendado para quem perdeu a carteira de vacinação é procurar a unidade de saúde que frequenta normalmente para resgatar o histórico de vacinação e emitir uma segunda via do documento.
Caso não seja possível verificar a vacinação de alguns imunizantes, um novo esquema de imunização pode ser iniciado. Isso vai depender da avaliação realizada pelos profissionais de saúde no local, que levará em consideração fatores como o estado de saúde da pessoa, sua idade e a probabilidade de ter sido vacinada anteriormente.
Uma outra maneira de acompanhar a sua situação vacinal é por meio do aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde. Por ser relativamente novo, o app fornece um registro digital apenas das vacinas tomadas recentemente.
Por isso, não tem desculpa: mesmo sem a carteirinha, procure o posto de saúde mais próximo e coloque suas vacinas em dia!