Cresce morte por infarto entre mulheres mais jovens
O infarto é uma das principais causas de morte no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 300 mil e 400 mil casos de infarto são registrados no país todos os anos, resultando em mais de 70 mil mortes anualmente. Além desses números alarmantes, uma outra situação vem preocupando os especialistas: são cada […]
O infarto é uma das principais causas de morte no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 300 mil e 400 mil casos de infarto são registrados no país todos os anos, resultando em mais de 70 mil mortes anualmente.
Além desses números alarmantes, uma outra situação vem preocupando os especialistas: são cada vez mais frequentes os casos de morte por infarto em mulheres mais jovens. Em três décadas, o aumento no número de casos foi de 62%, passando de 7,1 mil casos para cada 100 mil habitantes em 1990 para 11,6 mil casos em 2019.
O alerta foi lançado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que afirmou que embora a incidência de infarto tenha decaído na população em geral nos últimos 20 anos, foi verificado um crescimento de casos em mulheres entre 18 e 55 anos.
Por isso, a organização já propõe uma abordagem específica para casos de infarto nesse público.
Causas
Segundo a SBC, alguns fatores podem ajudar a compreender o aumento da mortalidade por infarto em mulheres jovens. Ao mesmo tempo em que elas possuem taxas consideravelmente menores de angioplastia, a mortalidade hospitalar é bem maior que a dos homens.
Além disso, estudos apontam que a incidência do infarto do miocárdio sem obstrução arterial coronária também é maior nas mulheres.
Os médicos dizem ainda que as mulheres estão mais sujeitas a fatores de risco para problemas cardiovasculares, como estresse e depressão, além de condições que podem estressar o músculo cardíaco, como a gravidez e a menopausa.
Segundo a SBC, menos de 10% das mulheres têm seus fatores de risco controlados adequadamente.
Sintomas do infarto feminino
Uma outra razão que contribui para o crescimento das mortes por infarto em mulheres jovens é a atipicidade dos sintomas. Em muitos casos, o infarto feminino é silencioso e não exibe os sintomas clássicos, como dor no peito.
Quando presentes, os sintomas do infarto na mulher podem incluir:
● Alteração nos batimentos cardíacos;
● Cansaço excessivo;
● Mal estar;
● Falta de ar;
● Dor ou desconforto no queixo;
● Dor no ombro;
● Dor abdominal.
Também é possível o surgimento de uma dor forte no peito, que lembra uma sensação de aperto.
Em qualquer caso, é importante procurar atendimento médico de urgência imediatamente se houver suspeita de infarto.