Conheça cinco fatos sobre a doação de leite humano
A data 19 de maio marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno e estimular a doação entre lactantes. No Brasil foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, que é celebrada na semana do dia 19 de maio. […]
A data 19 de maio marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno e estimular a doação entre lactantes.
No Brasil foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, que é celebrada na semana do dia 19 de maio. Além de outras ações, a campanha busca ainda divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios do país.
Conheça cinco fatos importantes sobre a doação de leite materno.
Não existe quantidade mínima para doação de leite materno
Qualquer quantidade de leite doada já é válida para salvar vidas! Conforme dados do Ministério da Saúde, cada litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos.
Toda mãe saudável com excesso de leite pode doar
Para doar leite materno, basta estar em boas condições de saúde e não consumir bebidas alcoólicas, drogas ou determinados tipos de medicamentos.
Quanto mais a mãe estimula a amamentação, mais leite irá produzir. Por isso, não há o risco de faltar leite para o próprio bebê.
A doação deve ser realizada em frascos específicos
A doação de leite materno não pode ser feita em qualquer recipiente. O material deve ser entregue em frascos de vidro com boca larga e tampa de plástico.
O frasco pode ser reutilizado, desde que a esterilização tenha sido feita de forma adequada: para isso, basta ferver o recipiente e a tampa por 15 minutos, retirá-los da panela e deixá-los de boca para baixo até secar.
A melhor hora para retirar o leite para doação é após a mamada do bebê
Após o bebê se alimentar e ficar satisfeito, a doadora deve proceder à coleta do líquido para doação. Dessa maneira, o processo de coleta será mais rápido e proveitoso.
Não é preciso sair de casa para doar
A maior parte dos bancos de leite espalhados pelo Brasil realizam a coleta do leite materno na casa das doadoras.
Procure o banco mais perto da sua residência e se informe sobre os procedimentos para doação! Doar leite materno é um gesto de amor que ajuda a salvar vidas.