Cefaleia: o que é, sintomas, tratamentos e causa
A cefaleia, mais comumente conhecida como dor de cabeça, é um dos problemas mais frequentes entre os brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 150 milhões de pessoas sofrem com dor de cabeça no país – o que representa mais de 50% da população brasileira. Por isso, é muito importante saber […]
A cefaleia, mais comumente conhecida como dor de cabeça, é um dos problemas mais frequentes entre os brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 150 milhões de pessoas sofrem com dor de cabeça no país – o que representa mais de 50% da população brasileira.
Por isso, é muito importante saber o que é a cefaleia, quais seus sintomas, tratamentos e suas causas.
O que é a cefaleia
A cefaleia pode se apresentar simplesmente como uma dor de cabeça ou vir acompanhada de outros sintomas, como ânsias e sensibilidade à luz e ao som. Nos casos em que esses sintomas estão presentes, a cefaleia é chamada de enxaqueca.
Além disso, a pessoa acometida também pode sentir irritabilidade, sensação de latejamento na cabeça, queda de pálpebra e intensificação da dor ao movimentar-se.
Caso a dor de cabeça seja acompanhada por febre, alterações na visão, fraqueza, convulsões, dificuldade de falar e confusão mental, é importante procurar atendimento médico imediatamente.
Quais são os tipos de cefaleia
Existem mais de 150 tipos de cefaleia, que são determinados de acordo com a origem e as características da dor.
Os tipos mais comuns de dor de cabeça são:
- Cefaleia tensional: é normalmente provocada por situações de estresse e quadros de ansiedade ou tensão. A cefaleia tensional ocorre por causa do enrijecimento dos músculos da nuca, do pescoço e da testa, resultando em uma sensação de aperto ou queimação ao redor de toda a cabeça. Quando persiste por mais de 15 dias em um mês, a cefaleia tensional é considerada crônica;
- Cefaleia em salvas: costuma atingir um único lado da cabeça e ocorre intermitentemente em forma de pulsações. Por vezes, pode irradiar para os olhos, provocando a queda de pálpebra e lacrimejamento;
- Cefaleia em pontadas: neste tipo de cefaleia, a dor ocorre continuamente em pontadas, provocando a sensação de “facadas” na cabeça. Esse tipo de dor de cabeça pode acompanhar a enxaqueca e geralmente começa após os 40 anos;
- Cefaleia cervicogênica: a dor se origina no pescoço e geralmente tem como causa problemas na coluna vertebral.
Qual o tratamento da cefaleia
O tratamento da dor de cabeça vai depender diretamente do tipo de cefaleia do paciente e de suas causas. Doenças como diabetes, pressão alta e sinusite, por exemplo, podem desencadear as crises.
Por isso é importante, inicialmente, descobrir as causas da cefaleia. Além do histórico do paciente, o médico pode solicitar testes de sangue e exames de imagens – como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada – para descobrir a origem das dores de cabeça.
Alguns analgésicos podem ajudar a aliviar a dor de cabeça, mas é importante usá-los apenas sob orientação médica. De acordo com cada caso, o bloqueio de alguns nervos com a aplicação de botox também pode ajudar.