Gordura no fígado: o que é, sintomas e tratamento
A maior parte das pessoas, ao pensar sobre a quantidade de gordura no corpo, acaba se preocupando apenas com a gordura visível. Mas o que muita gente não sabe é que vários órgãos podem acumular gorduras, e um dos principais é o fígado. Vejamos o que é a gordura no fígado, quais seus principais sintomas […]
A maior parte das pessoas, ao pensar sobre a quantidade de gordura no corpo, acaba se preocupando apenas com a gordura visível. Mas o que muita gente não sabe é que vários órgãos podem acumular gorduras, e um dos principais é o fígado.
Vejamos o que é a gordura no fígado, quais seus principais sintomas e o que fazer quando essa condição é diagnosticada.
O que é gordura no fígado?
Essa doença, também chamada de esteatose hepática, ocorre quando o fígado se torna um depósito de gordura.
Embora ainda não seja possível determinar exatamente o que causa a gordura no fígado, sabe-se que maus hábitos alimentares, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, colesterol alto e diabetes são fatores de risco para o problema.
Além disso, o uso de certos medicamentos também pode desencadear a esteatose hepática.
Sintomas
Nos estágios iniciais da doença, a maior parte dos pacientes permanece assintomática. Entretanto, à medida que a condição avança, a pessoa acometida pode sentir:
-
Dor e inchaço abdominal;
-
Dor de cabeça;
-
Fadiga;
-
Pele e olhos amarelados;
-
Fezes esbranquiçadas;
-
Perda de apetite.
Como os sintomas não são específicos, muitas pessoas só descobrem que estão com gordura no fígado quando realizam exames de rotina. Por isso é tão importante solicitar ao médico um check up ao menos uma vez por ano.
Diagnóstico
O diagnóstico geralmente é feito por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, que identificam o inchaço do órgão pelo acúmulo de gordura.
Em casos suspeitos da doença, o médico pode solicitar exames laboratoriais complementares.
Tratamento de gordura no fígado
Caso não seja tratada, a gordura no fígado pode gerar consequências graves, como a cirrose hepática.
O principal método para diminuição da gordura no fígado envolve mudanças no estilo de vida. Assim, o paciente é orientado a adquirir hábitos mais saudáveis, priorizando carnes magras (como frango e peixe), frutas e verduras na alimentação e realizando exercícios físicos regularmente.
Alguns medicamentos também podem auxiliar a diminuir a quantidade de gordura no fígado. É importante conversar com seu médico para definir qual o melhor tratamento para seu caso.