Dia Mundial da Tuberculose: doença ainda mata 1 milhão de pessoas por ano
O dia 24 de março marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre os sintomas e a necessidade de tratamento da doença. Em todo mundo, a tuberculose ainda mata cerca de 1 milhão de pessoas por ano. No Brasil, conforme o Ministério […]
O dia 24 de março marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre os sintomas e a necessidade de tratamento da doença.
Em todo mundo, a tuberculose ainda mata cerca de 1 milhão de pessoas por ano. No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, foram notificados aproximadamente 60 mil casos em 2021; em 2020, foram registradas 4,5 mil mortes devido à tuberculose.
Os números reforçam a necessidade da população conhecer cada vez mais sobre a doença e procurar atendimento médico em casos suspeitos.
Sintomas da tuberculose
Transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, a tuberculose é uma infecção grave que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre por meio da tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas.
Muitas pessoas infectadas com a bactéria da tuberculose permanecem assintomáticas por um longo tempo.
Quando os sintomas se manifestam, incluem principalmente:
- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas;
- Febre baixa, geralmente à tarde;
- Sudorese noturna;
- Cansaço;
- Falta de apetite;
- Emagrecimento;
- Em casos mais graves, secreção com sangue.
A vacina BCG, obrigatória para crianças com menos de um ano, previne contra casos graves da doença.
Tratamento
O tratamento contra a tuberculose está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é geralmente realizado com três tipos de antibióticos, durante no mínimo seis meses, sem interrupção.
Na maioria dos casos, a partir de 15 dias de tratamento a pessoa com tuberculose já não transmite a doença.
O longo tempo de tratamento e a variedade de medicamentos são necessários, pois a bactéria que causa a doença tem grande capacidade de se adaptar e criar resistência aos antibióticos.
Por isso, é muito importante seguir o tratamento até o fim, mesmo após a interrupção dos sintomas. Assim, evita-se o retorno da doença e o desenvolvimento de formas mais graves.