Voltar

Usar telas para acalmar crianças pode desregular emoções, diz estudo

25 de fevereiro de 2023

Com a correria do dia a dia e a praticidade trazida por smartphones e tablets, cada vez mais pais recorrem aos aparelhos eletrônicos para distrair as crianças ao longo do dia. Embora o uso de celulares por crianças não seja totalmente desaconselhado, é preciso estar atento ao tempo de tela gasto pelos pequenos nos aparelhos: […]

Usar telas para acalmar crianças pode desregular emoções, diz estudo

Com a correria do dia a dia e a praticidade trazida por smartphones e tablets, cada vez mais pais recorrem aos aparelhos eletrônicos para distrair as crianças ao longo do dia.

Embora o uso de celulares por crianças não seja totalmente desaconselhado, é preciso estar atento ao tempo de tela gasto pelos pequenos nos aparelhos: um novo estudo revelou que o uso de telas para acalmar crianças tem a capacidade de desregular as emoções delas.

Conforme o estudo publicado na revista JAMA Pediatrics, a utilização de dispositivos digitais para acalmar ou distrair crianças pode provocar problemas com a reatividade emocional no futuro.

A utilização de aparelhos para controlar sentimentos de frustração e acessos de raiva, por exemplo, parece estar ligado à dificuldade das crianças de lidar com as próprias emoções.

Segundo os pesquisadores, isso ocorre principalmente por causa de dois fatores: o primeiro deles é furtar à criança a possibilidade de aprender a reagir a emoções difíceis. Isso pode resultar em adultos com dificuldade emocional para lidar com situações desconfortáveis e desvantajosas.

Além disso, as crianças começam a encarar o uso de dispositivos digitais como uma “recompensa” e a acreditar que grandes manifestações emocionais como gritos, chutes e acessos de raiva podem ser utilizadas como forma de conseguir o que desejam.

Para os cientistas, os pais devem aproveitar as birras e acessos de raiva para ensinar às crianças a importância de ouvir “não” e de saber lidar racionalmente com sentimentos como frustração e tristeza.

O mais aconselhável, assim, é conversar com as crianças sobre o que elas estão sentindo. Como essa é, muitas vezes, uma tarefa demasiado abstrata e desafiadora para crianças pequenas, os pais podem utilizar um esquema de cores para ajudar os filhos a se expressarem – associando cores vermelhas a sentimentos negativos e cores verdes com sensações positivas, por exemplo.

Dessa maneira, as crianças aprendem desde cedo a regular suas emoções.

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?