Voltar

Abuso no consumo de alimentos ultraprocessados afeta a cognição

22 de fevereiro de 2023

Os efeitos prejudiciais dos alimentos ultraprocessados – aqueles que passam por várias etapas industriais durante sua produção – são bastante conhecidos. Por possuírem grandes quantidades de açúcares, gorduras, conservantes e outras substâncias, o excesso na ingestão desses alimentos está ligado a complicações que resultam em 57 mil mortes por ano no Brasil, de acordo com […]

Abuso no consumo de alimentos ultraprocessados afeta a cognição

Os efeitos prejudiciais dos alimentos ultraprocessados – aqueles que passam por várias etapas industriais durante sua produção – são bastante conhecidos. Por possuírem grandes quantidades de açúcares, gorduras, conservantes e outras substâncias, o excesso na ingestão desses alimentos está ligado a complicações que resultam em 57 mil mortes por ano no Brasil, de acordo com estudo divulgado na American Journal of Preventive Medicine.

Agora, uma nova pesquisa revela mais uma razão para evitar o consumo desses alimentos: a ingestão excessiva de comidas ultraprocessadas afeta negativamente a cognição.

De acordo com o estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), pessoas que obtêm mais de 20% do total energético da alimentação por meio do consumo de ultraprocessados têm maior risco de sofrer declínio cognitivo acentuado. Isso significa um consumo de 400 calorias por dia de ultraprocessados, considerando uma dieta de 2 mil calorias.

A pesquisa, que foi realizada com mais de 11 mil pessoas ao longo de oito anos, revelou que o abuso no consumo de ultraprocessados aumentou em 28% as chances de desenvolvimento de problemas de memória e de fluência verbal, por exemplo.

Problemas cognitivos foram verificados mesmo em pacientes jovens

Um dos resultados de maior preocupação da pesquisa foi que o declínio cognitivo pôde ser verificado mesmo entre os participantes mais jovens.

Embora as doenças neurodegenerativas costumem apresentar sintomas em pessoas com idades mais avançadas, o estudo revelou que o declínio cognitivo já pode começar a ocorrer por volta dos 35 anos.

Por isso, permanece válida a mesma dica de sempre: é importante evitar o consumo exagerado de alimentos industrializados, como comidas congeladas, salsichas, bolachas recheadas, refrigerantes, dentre outros.

Priorize sempre uma alimentação baseada em produtos frescos e naturais, aliada à prática regular de exercícios físicos. Dessa maneira, você preserva por mais tempo a saúde do seu corpo e da sua mente.

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?