Quando o álcool começa a prejudicar a sua vida?
O dia 18 de fevereiro marca o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A data foi criada para conscientizar a população acerca dos malefícios provocados pelo álcool – uma droga que, por ser legalizada, ainda é erroneamente encarada como “leve” por muitas pessoas. Mas a realidade é bem diferente. De acordo com uma pesquisa realizada […]
O dia 18 de fevereiro marca o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A data foi criada para conscientizar a população acerca dos malefícios provocados pelo álcool – uma droga que, por ser legalizada, ainda é erroneamente encarada como “leve” por muitas pessoas.
Mas a realidade é bem diferente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 3,3 milhões de pessoas morrem anualmente em todo o mundo por consequência do consumo de álcool.
Por isso, é sempre bom ficar atento para perceber quando o álcool começa a prejudicar a sua vida.
Embora a OMS considere que não exista um padrão de consumo de álcool que seja absolutamente seguro, é inegável que a bebida alcoólica faz parte da cultura e da vida de muitas pessoas. Mas o consumo dessas bebidas, quando ocorrer, deve ser feito de maneira moderada.
Quando o álcool se torna um problema
É preciso ter atenção a alguns sinais e comportamentos que indicam a necessidade de se afastar das bebidas alcoólicas:
- Desenvolvimento de pensamentos e atitudes agressivas após a ingestão de álcool;
- Necessidade de consumir bebidas alcoólicas com muita frequência;
- Desenvolvimento de sintomas de abstinência com a interrupção do consumo de álcool. Esses sintomas podem incluir, dentre outros, sudorese, tremores, vômitos, ansiedade e taquicardia;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- “Apagões” e lapsos de memória frequentes após a ingestão de bebidas alcoólicas.
Assim, o álcool começa a se tornar um problema quando interfere negativamente na vida do indivíduo, seja nos aspectos pessoais ou mesmo no ambiente de trabalho.
Alcoolismo é doença que deve ser tratada
Segundo a OMS, o Brasil tem mais de 4 milhões de pessoas alcoólatras, o que corresponde a mais de 3% dos brasileiros com mais de 15 anos de idade.
Muitas dessas pessoas não reconhecem que têm um vício, precisamente por não encarar o álcool como uma droga grave que provoca dependência.
Caso você apresente sinais de alcoolismo ou conheça alguém que esteja passando por esse problema, é essencial procurar ajuda o quanto antes. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento especializado e gratuito para pessoas com dependência de álcool.