Voltar

Hormônio do exercício protege os rins contra danos do diabetes

3 de fevereiro de 2023

São vários os efeitos benéficos da atividade física para a saúde: de acordo com estudo publicado na revista científica Circulation, quanto mais exercícios as pessoas praticam semanalmente, maior sua expectativa de vida. Agora existe mais um motivo para você se movimentar com frequência: cientistas descobriram que o hormônio do exercício protege os rins contra danos […]

Hormônio do exercício protege os rins contra danos do diabetes

São vários os efeitos benéficos da atividade física para a saúde: de acordo com estudo publicado na revista científica Circulation, quanto mais exercícios as pessoas praticam semanalmente, maior sua expectativa de vida.

Agora existe mais um motivo para você se movimentar com frequência: cientistas descobriram que o hormônio do exercício protege os rins contra danos provocados pelo diabetes, doença que atinge mais de 12 milhões de pessoas no Brasil.

Segundo a pesquisa, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e publicada na revista Nature, o hormônio em questão é a irisina, substância liberada pelo tecido muscular durante a prática de exercícios físicos.

Os pesquisadores induziram o diabetes em ratos e, a partir daí, compararam os danos renais provocados pela doença nos animais sedentários e naqueles que praticavam exercícios com frequência.

Os resultados foram animadores: nos ratos que tinham a presença elevada da irisina liberada pela prática de exercícios na corrente sanguínea, não foi registrada a degeneração celular renal característica do diabetes. Essa degeneração pode levar a condições como nefropatia diabética e insuficiência renal.

Isso acontece porque, uma vez nos rins, a irisina bloqueia os mecanismos de fibrose e degeneração renal, conferindo proteção diante da exposição dos órgãos a altos níveis de glicose.

Em outros estudos, os cientistas já haviam identificado que a irisina também desempenha um papel importante na formação da memória e na proteção dos neurônios em roedores com doenças semelhantes ao Alzheimer.

Por isso, se você ainda precisava de uma motivação para começar a se exercitar, agora já sabe: além de fazer bem ao seu coração e à sua mente, a atividade física também é extremamente benéfica para os seus rins.

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?