O que a cor e o formato das fezes indicam sobre sua saúde
Muitas pessoas não prestam atenção, mas a verdade é que as fezes podem fornecer informações valiosas sobre o seu estado de saúde. Aspectos como o formato e a cor das fezes são importantes para a indicações de várias doenças e condições como hepatite, úlceras e deficiências de vitaminas. Idealmente, as fezes devem ter uma coloração […]
Muitas pessoas não prestam atenção, mas a verdade é que as fezes podem fornecer informações valiosas sobre o seu estado de saúde. Aspectos como o formato e a cor das fezes são importantes para a indicações de várias doenças e condições como hepatite, úlceras e deficiências de vitaminas.
Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile. Além disso, as fezes devem ser sólidas e um pouco alongadas.
Fezes saudáveis normalmente devem afundar na água, mas o excesso de gordura ou de gases podem fazê-las boiar.
Algumas alterações no formato e na cor das fezes podem ocorrer sem a indicação de qualquer problema mais sério. Mudanças persistentes, especialmente se associadas a dores ou desconforto intestinal, devem ser avaliadas por um médico.
Descubra o que a cor e o formato das fezes indicam sobre sua saúde.
Fezes muito escuras
Fezes marrom escuro ou mesmo negras podem ser sinal de algum sangramento no sistema digestivo e costumam provocar um odor mais forte do que o normal.
Elas também podem ser vistas em pessoas que estão realizando suplementação de ferro.
Fezes verdes
As fezes verdes costumam ocorrer quando o intestino está funcionando rápido demais e não consegue digerir totalmente a bile.
Além disso, o consumo de vegetais verdes também pode resultar em fezes esverdeadas.
Fezes avermelhadas
O tom vermelho nas fezes é geralmente indicativo de sangramento na parte final do intestino ou no ânus, podendo estar relacionado a problemas como hemorroidas, infecções e, em casos extremos, de câncer.
Fezes amarelas
Podem estar relacionadas à presença de gordura. Condições como a doença celíaca e problemas no pâncreas resultam numa dificuldade do intestino em absorver gordura e, dessa maneira, as fezes ganham um tom amarelado.
Fezes muito claras
As fezes muito claras costumam ser um indicativo de uma dificuldade grave do organismo em absorver gordura.