Beber duas ou três xícaras de café ao dia reduz risco de doenças cardíacas
O café é uma das bebidas mais apreciadas no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o país é o segundo maior consumidor da bebida no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Além de ser uma delícia, agora os brasileiros têm mais um motivo pra apreciar um bom cafezinho ao […]
O café é uma das bebidas mais apreciadas no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o país é o segundo maior consumidor da bebida no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Além de ser uma delícia, agora os brasileiros têm mais um motivo pra apreciar um bom cafezinho ao acordar ou na pausa do trabalho: beber duas ou três xícaras de café ao dia reduz o risco de doenças cardíacas.
A conclusão é de um estudo publicado na revista European Journal of Preventive Cardiology. De acordo com os pesquisadores, os efeitos benéficos da cafeína sobre o coração foram verificados com o consumo leve a moderado de café moído, instantâneo ou descafeinado.
Para esses três tipos de café, a pesquisa revelou que há redução no risco de desenvolvimento de doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral.
Além disso, o consumo de café em pó ou instantâneo também está relacionado a um menor risco de desenvolvimento de arritmias cardíacas.
Consumo deve ser moderado
Os pesquisadores acompanharam cerca de 450 mil pessoas no Reino Unido ao longo de 12,5 anos. De acordo com os resultados, os benefícios do café para o coração foram verificados no consumo leve a moderado da bebida, o que equivale ao consumo de 2 a 3 xícaras por dia.
Além da cafeína, o café possui mais de 100 componentes biologicamente ativos que podem ter efeitos positivos sobre o coração.
Os cientistas afirmam, no entanto, que mais estudos são necessários para compreender por quais mecanismos o café contribui para a saúde do coração e que substâncias são mais benéficas. Além disso, a bebida pode provocar efeitos colaterais em algumas pessoas, como inquietação e insônia – por isso, é importante não exagerar no consumo de café.
Mas para os que não abrem mão de um bom cafezinho, fica o recado: além de delicioso, o café ainda te ajuda a viver mais e melhor.