Voltar

Doação de medula óssea : veja como se tornar um doador

16 de dezembro de 2022

O dia 14 de dezembro marca o início da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que segue até o dia 21. Instituída em 2009, a data busca incentivar ações de incentivo à doação de medula óssea e conscientizar a população acerca da importância de se tornar um doador. A medula óssea é […]

Doação de medula óssea : veja como se tornar um doador

O dia 14 de dezembro marca o início da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que segue até o dia 21. Instituída em 2009, a data busca incentivar ações de incentivo à doação de medula óssea e conscientizar a população acerca da importância de se tornar um doador.

A medula óssea é responsável pela produção dos componentes do sangue, como os leucócitos, hemácias e plaquetas. Em pessoas acometidas por doenças como leucemias, linfomas, anemias e condições que afetam o sistema imune, a produção desses componentes é comprometida, e a doação de medula pode ser a única forma de tratamento e cura desses pacientes.

Por isso a doação de medula óssea é tão importante. Quanto mais pessoas se cadastrarem como doadoras, maior a quantidade de vidas salvas.

Com cerca de 5,5 milhões de pessoas cadastradas como doadoras, o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. E fazer parte desse grupo de pessoas que ajuda a salvar vidas é rápido e simples.

Como se tornar um doador de medula óssea

Para se tornar um doador de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, possuir bom estado geral de saúde, não ter qualquer doença infecciosa transmissível pelo sangue e não apresentar histórico de câncer, doença autoimune ou hematológica.

Para se cadastrar como doador, basta se dirigir a um hemocentro portando um documento original de identidade. Lá, a pessoa vai preencher um formulário e realizar a coleta de uma amostra de sangue.

A partir de então, o doador é cadastrado no REDOME e pode ser contactado em caso de compatibilidade com um paciente.

Caso uma pessoa cadastrada seja identificada como doadora em potencial para um paciente, ela é chamada para a realização de novos exames de compatibilidade e para uma avaliação de seu estado de saúde.

Nos casos em que a compatibilidade é comprovada, o intervalo entre o primeiro contato e a doação de fato dura cerca de 60 dias.

Como é a doação de medula óssea

Existem dois procedimentos para doação de medula óssea. Um deles ocorre em centro cirúrgico, sob a aplicação de anestesia, em que as células são coletadas por meio de punções na região pélvica. Neste caso, o doador precisa ficar ao menos 24 horas internado.

Por outro lado, a doação por aférese se assemelha à doação de sangue. O doador deve tomar uma medicação por cinco dias antes da doação para estimular a proliferação de células-tronco no sangue. Após esse período, as células são coletadas diretamente da corrente sanguínea.

Tornar-se um doador de medula óssea é um ato de amor para com o próximo. Por meio de procedimentos rápidos e simples, você pode ajudar a salvar vidas. Portanto, não hesite e procure o hemocentro mais próximo para se tornar um doador!

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?