AVC: reconhecer sinais e agir com rapidez ajuda a salvar vidas
O acidente vascular cerebral (AVC) – também conhecido como derrame – é a principal causa de morte no Brasil: são 12 casos por hora, resultando em cerca de 100 mil óbitos todos os anos. Portanto, é imprescindível saber quais são os sinais de um AVC para agir com rapidez e salvar vidas. O AVC ocorre […]
O acidente vascular cerebral (AVC) – também conhecido como derrame – é a principal causa de morte no Brasil: são 12 casos por hora, resultando em cerca de 100 mil óbitos todos os anos. Portanto, é imprescindível saber quais são os sinais de um AVC para agir com rapidez e salvar vidas.
O AVC ocorre quando os vasos que levam sangue para o cérebro sofrem um entupimento (casos de AVC isquêmico) ou rompimento (casos de AVC hemorrágico), interrompendo ou reduzindo o suprimento de sangue para o cérebro. Isso resulta em um comprometimento da área cerebral afetada.
A maioria dos casos de AVC trata-se de AVC isquêmico – ele corresponde a 85% das ocorrências registradas. Os fatores de risco para o AVC incluem excesso de peso, pressão alta e diabetes.
Independente do tipo, os sinais do AVC podem evoluir depressa. É importante, então, identificar rapidamente a condição desde os primeiros sinais. Os sintomas que indicam um AVC incluem:
- Dor de cabeça intensa de início súbito;
- Perda de força muscular, em um ou ambos os lados do corpo, resultando em dificuldade para levantar um dos braços, por exemplo;
- Sensação de formigamento ou perda de sensibilidade nos membros de um dos lados do corpo;
- Dificuldade para falar e de compreender a fala de outras pessoas;
- Alterações da visão;
- Sonolência ou perda de consciência;
- Náuseas e vômitos;
- Confusão mental;
- Perda de memória.
Portanto, caso suspeite de um caso de AVC, preste atenção a três sinais mais rapidamente identificáveis: boca torta, dificuldade de levantar os braços e dificuldade de falar.
Se isso acontecer, é necessário procurar um serviço de atendimento médico urgentemente: quanto mais rápido o atendimento, maiores as chances de salvar uma vida e evitar sequelas.