Consumo de chá pode reduzir risco de diabetes
O Brasil é o sexto país em incidência de diabetes no mundo, com cerca de 16 milhões de pessoas convivendo com a doença. A alimentação saudável é a principal indicação para prevenir a doença, e um estudo recente mostrou que o consumo de chá está ligado à redução do risco de diabetes. Segundo a pesquisa, […]
O Brasil é o sexto país em incidência de diabetes no mundo, com cerca de 16 milhões de pessoas convivendo com a doença. A alimentação saudável é a principal indicação para prevenir a doença, e um estudo recente mostrou que o consumo de chá está ligado à redução do risco de diabetes.
Segundo a pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wuhan, na China, o consumo de quatro ou mais xícaras por dia de chá preto, verde ou Oolong ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2.
A pesquisa, que analisou dados de mais de 1 milhão de pessoas, revelou que o hábito de beber chá pode reduzir em até 17% as chances de uma pessoa desenvolver a doença.
Mas o que é a diabetes tipo 2?
A diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 é uma doença que ocorre quando o corpo não é mais capaz de produzir insulina em quantidades suficientes ou cria resistência ao hormônio. Com isso, o nível de açúcar no sangue dispara e permanece alto.
Na maioria dos casos, a diabetes tipo 2 é silenciosa e os sintomas só costumam aparecer quando a doença já está avançada. Eles incluem:
- Boca seca e sede constante;
- Perda de peso;
- Vontade de urinar constantemente;
- Cansaço;
- Formigamento nos pés;
- Feridas que não cicatrizam ou demoram a cicatrizar.
Se não controlado, o excesso de açúcar no sangue pode levar a problemas como lesões nos vasos sanguíneos, AVC, falência dos rins, amputações e outras condições graves.
Chá pode reduzir níveis de açúcar no sangue
Precisamente por essa série de complicações, o melhor remédio para a diabetes é evitá-la. E, como a pesquisa demonstrou, o consumo diário de chá pode ajudar a prevenir a doença ao reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Conforme os pesquisadores, essa redução da glicose pode acontecer devido a substâncias denominadas polifenóis, encontradas no chá preto, verde e Oolong. Entretanto, elas devem ser ingeridas na quantidade adequada, o que significa ao menos quatro xícaras de chá por dia.
Converse com seu médico e verifique seus níveis de glicose regularmente. Além disso, tomar um chazinho diariamente também é uma boa ideia!