Câncer de próstata tem sintomas?
O câncer de próstata é, no Brasil, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar da prevalência, muitas pessoas não sabem se o câncer de próstata tem sintomas, especialmente em sua fase inicial. De fato, o câncer de próstata em estágio inicial geralmente não […]

O câncer de próstata é, no Brasil, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar da prevalência, muitas pessoas não sabem se o câncer de próstata tem sintomas, especialmente em sua fase inicial.
De fato, o câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca quaisquer sintomas. É por isso que a realização de exames preventivos é tão importante para o diagnóstico precoce da doença.
Os exames mais realizados para diagnosticar o tumor na próstata são o exame de toque retal e o antígeno específico de próstata (PSA), um exame de sangue. É importante frisar que, na maior parte das vezes, apenas o PSA não é suficiente para excluir totalmente o diagnóstico de câncer.
Por isso, todos os anos, a campanha Novembro Azul procura conscientizar a população sobre a doença e desmistificar o exame de toque, que é rápido, indolor e completamente seguro.
Quais são os sintomas do câncer de próstata
Se nos estágios iniciais o câncer de próstata não produz sintomas, alguns sinais podem ser identificados quando a doença já está mais avançada:
- Vontade frequente de urinar;
- Dificuldade durante a micção;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Dor ao ejacular;
- Disfunção erétil;
- Dor na parte inferior das costas, quadril, coxas ou testículos, ou dor óssea.
Quando esses sintomas aparecem, o câncer provavelmente já se encontra em um estágio mais avançado, o que dificulta o tratamento e diminui a possibilidade de cura.
Se descoberto precocemente, o câncer de próstata tem mais de 90% de chances de cura. Portanto, especialmente se você possui histórico familiar da doença, realize os exames preventivos a partir dos 40 anos.