Dormir bem entra na lista das oito medidas para um coração saudável
Dormir bem virou o mais novo hábito a entrar na lista de comportamentos que contribuem para um coração saudável. O item foi adicionado pela Associação Americana do Coração, uma das principais organizações de cardiologia do mundo. Segundo a associação, as noites mal dormidas contribuem para aumentar o risco de problemas cardíacos, pois podem alterar a […]
Dormir bem virou o mais novo hábito a entrar na lista de comportamentos que contribuem para um coração saudável. O item foi adicionado pela Associação Americana do Coração, uma das principais organizações de cardiologia do mundo.
Segundo a associação, as noites mal dormidas contribuem para aumentar o risco de problemas cardíacos, pois podem alterar a produção de um hormônio conhecido como cortisol. O cortisol ajuda a controlar o estresse, reduzir inflamações e está envolvido no bom funcionamento do metabolismo corporal e do sistema imunológico.
Problemas como insônia provocam um aumento dos níveis de cortisol no sangue, o que pode levar a condições como hipertensão, aumento da glicose e diabetes e doenças cardiovasculares.
Por isso, dormir bem virou um dos principais hábitos para manter a saúde do coração. E algumas atitudes podem ser tomadas para melhorar a qualidade do seu sono e, consequentemente, da saúde do seu coração:
- Desacelere: é importante evitar atividades físicas ou mentais excessivas antes de dormir. Procure relaxar e evitar estímulos cerca de duas horas antes de ir para a cama;
- Evite refeições pesadas: alimentos ricos em proteínas e gorduras são mais difíceis de serem digeridos e podem influenciar negativamente o sono. Por isso, dê preferência a refeições mais leves à noite, como saladas, sucos e frutas;
- Desconecte-se: muitas pessoas têm o hábito de ver televisão ou ficar no celular até o momento de ir deitar. Esse comportamento deve ser evitado: a exposição à luz reduz os níveis de melatonina, hormônio que regula o ciclo circadiano, responsável pelo nosso sono. Prefira atividades mais relaxantes e que não envolvam aparelhos eletrônicos, como ler um livro.
Caso você sinta dificuldade para dormir com frequência, é importante procurar um médico, que vai adotar o melhor tratamento para o seu caso. Seu sono e seu coração agradecem.