Voltar

A influência do pet na saúde mental humana

5 de novembro de 2022

As pessoas estão cada vez mais estressadas, cansadas e solitárias. O avanço de doenças como a ansiedade, a depressão e a sensação de solidão vem sendo apontado como um dos grandes problemas do século XXI. Lidar com essa epidemia de doenças psicológicas é uma questão difícil e complexa, mas uma das saídas é mais simples […]

A influência do pet na saúde mental humana

As pessoas estão cada vez mais estressadas, cansadas e solitárias. O avanço de doenças como a ansiedade, a depressão e a sensação de solidão vem sendo apontado como um dos grandes problemas do século XXI.

Lidar com essa epidemia de doenças psicológicas é uma questão difícil e complexa, mas uma das saídas é mais simples e divertida do que parece: vários estudos já apontam os benefícios dos pets na saúde mental humana.

A presença de um animal de estimação em casa ajuda a afastar sentimentos de isolamento e solidão, principalmente entre a população mais idosa. Além disso, os pets ajudam a manter as pessoas ativas e são uma fonte de carinho e lazer.

Conheça alguns benefícios dos pets para a saúde mental humana.

Diminuição da sensação de solidão

É cada vez mais comum que as pessoas morem sozinhas, o que pode estimular um sentimento de isolamento e solidão – o que foi agravado pela pandemia de Covid-19. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 11 milhões de brasileiros moravam sozinhos em 2021, um crescimento de 43,7% em relação a 2012.

A presença de um animal de estimação em casa ajuda a afastar o sentimento de solidão, já que os pets são ótimos companheiros. Além disso, o animal estimula a vida social com outros humanos – às vezes, o passeio rotineiro com o cão ou o gatinho pode ser suficiente para a pessoa criar novas conexões e amizades.

Desenvolvimento de amor-próprio

Os pets têm o poder de deixar seus tutores mais felizes e realizados: com a troca mútua de amor, cuidado e carinho, pessoas que convivem com animais de estimação geralmente possuem maior autoestima e sensação de pertencimento.

Redução da ansiedade e depressão

Cães, gatos e outros pets reduzem a pressão de um dia exaustivo no trabalho. Sua companhia calorosa e amigável ao retornar para casa promove uma redução da ansiedade acumulada ao longo do dia e aumenta a sensação de bem-estar.

Além disso, os animais estimulam o senso de responsabilidade em seus tutores. Muitas pessoas que desenvolvem depressão encontram dificuldades em ter um propósito na vida, e os cuidados exigidos pelos pets ajudam a pessoa a desenvolver uma rotina e a entender a responsabilidade que possuem diante do animal.

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?