Hormônio do exercício protege os rins contra danos do diabetes
Praticar exercícios físicos traz uma série de benefícios para a saúde: além de melhorar a circulação sanguínea e fortalecer o coração, a atividade física também tem impactos positivos sobre a autoestima e o bem estar. Mas poucas pessoas conhecem outro grande benefício: o hormônio do exercício protege os rins contra danos do diabetes. Esse hormônio, […]
Praticar exercícios físicos traz uma série de benefícios para a saúde: além de melhorar a circulação sanguínea e fortalecer o coração, a atividade física também tem impactos positivos sobre a autoestima e o bem estar. Mas poucas pessoas conhecem outro grande benefício: o hormônio do exercício protege os rins contra danos do diabetes.
Esse hormônio, conhecido como irisina, é liberado pelo tecido muscular durante a prática de atividade física. Pesquisas recentes revelaram que a irisina tem efeito positivo sobre os rins, ajudando a prevenir os danos provocados pelo diabetes.
A progressão do diabetes deteriora os vasos sanguíneos que irrigam os rins por meio de um processo chamado fibrose renal, o que eventualmente leva à insuficiência renal crônica e a outras complicações.
Estudando os efeitos da irisina em ratos diabéticos, os cientistas descobriram que a presença do hormônio bloqueia a fibrose renal, protegendo os órgãos dos efeitos nocivos da alta concentração de glicose.
Os pesquisadores concluíram, assim, que a prática regular de atividade física pode ajudar a proteger os rins de pacientes diabéticos.
A descoberta é especialmente importante considerando que, no Brasil, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes, cerca de 17 milhões de pessoas sofrem com a doença e outras 40 milhões são pré-diabéticas.
Agora, você tem mais uma razão para deixar o sedentarismo de lado e virar adepto da prática de exercícios físicos!