Outubro Rosa: por que o laço dessa cor virou símbolo do combate ao câncer de mama?
O Outubro Rosa já é uma campanha reconhecida internacionalmente. Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os sintomas e a prevenção do câncer de mama, a ação já ajudou a salvar a vida de milhares de mulheres: segundo o Ministério da Saúde, a campanha aumentou em 37% a quantidade de mamografias realizadas no Brasil. […]
O Outubro Rosa já é uma campanha reconhecida internacionalmente. Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os sintomas e a prevenção do câncer de mama, a ação já ajudou a salvar a vida de milhares de mulheres: segundo o Ministério da Saúde, a campanha aumentou em 37% a quantidade de mamografias realizadas no Brasil. Mas você sabe por quê o laço rosa virou símbolo de combate ao câncer de mama?
Em 1991, as fitas cor-de-rosa foram distribuídas na Corrida pela Cura promovida no mês de outubro pela Susan G. Komen for the Cure, uma organização estadunidense dedicada à conscientização sobre o câncer de mama.
Mas o laço rosa como o conhecemos hoje só ganhou projeção ao ser utilizado por uma revista estadunidense, que dedicou sua edição de outubro de 1992 ao câncer de mama. Junto com a revista, a editora distribuiu as fitas cor-de-rosa nos pontos de venda, popularizando o símbolo.
No Brasil, a primeira adesão à campanha ocorreu no ano de 2022, em São Paulo. O Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa, e a cobertura da mídia ajudou a expandir a cor e o símbolo do movimento por todo o país.
Desde então, diversas organizações, empresas e órgãos governamentais de todo o Brasil se envolvem com o Outubro Rosa, seja por meio da distribuição de fitas, da iluminação de prédios e monumentos ou pela divulgação na imprensa.
Dessa maneira, a campanha ajuda a disseminar informação sobre o câncer de mama, contribuindo para um diagnóstico precoce e para a redução da mortalidade pela doença no país.
Câncer de mama
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no Brasil. Os principais sintomas incluem:
- Nódulo palpável na mama;
- Pele com aspecto enrugado;
- Saída de secreção do mamilo;
- Vermelhidão;
- Inversão do mamilo;
- Inchaço e dor local.
Muitas vezes, esses sintomas só aparecem quando a doença já está bastante avançada. Por isso, é importante fazer o autoexame periodicamente e realizar a mamografia de rotina, que é recomendada anualmente a partir dos 40 anos.