Dia Mundial do Coração: saiba como proteger e cuidar do seu
O Dia Mundial do Coração, celebrado todos os anos em 29 de setembro, marca uma data de conscientização sobre a saúde desse órgão vital. Saiba como proteger e cuidar do seu coração. O Brasil possui, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 14 milhões de pessoas portadoras de alguma doença cardiovascular. Cerca de 400 mil […]
O Dia Mundial do Coração, celebrado todos os anos em 29 de setembro, marca uma data de conscientização sobre a saúde desse órgão vital. Saiba como proteger e cuidar do seu coração.
O Brasil possui, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 14 milhões de pessoas portadoras de alguma doença cardiovascular. Cerca de 400 mil pessoas morrem vítimas de problemas cardiovasculares todos os anos, o que corresponde a 30% das mortes no país.
Dentre as condições cardiovasculares mais comuns, estão o infarto agudo do miocárdio, as arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e doenças valvares.
Cuidar mais adequadamente da saúde do coração é, assim, essencial tanto no nível individual quanto no âmbito da saúde pública.
Como cuidar do coração
Muitas pessoas acreditam que os cuidados com o coração devem começar apenas a partir de idades mais avançadas, mas a verdade é que quanto mais cedo você se preocupar com a saúde do coração, melhor.
Afinal, casos de doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes vêm se tornando cada vez mais comuns, devido a problemas como sedentarismo e obesidade.
Dessa maneira, o primeiro passo é a realização de exames de rotina pelo menos uma vez por ano. Além disso, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para ajudar a manter a saúde do coração em dia:
- Controlar a pressão arterial e a diabetes (é possível acompanhar os níveis de pressão e glicose em casa, com aparelhos específicos);
- Praticar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta adequada, buscando sempre acompanhamento profissional;
- Controlar os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue;
- Evitar ou reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo;
- Tentar controlar os momentos de estresse, investindo em atividades que promovam relaxamento;
Manter um sono regular