Conheça a importância do SUS, o Sistema Único de Saúde
Considerado um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) está disponível para todos os brasileiros e realiza cerca de 2,8 bilhões de atendimentos todos os anos. Na semana em que o SUS completa 32 anos, saiba mais sobre a importância do sistema para a saúde pública no Brasil. […]
Considerado um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) está disponível para todos os brasileiros e realiza cerca de 2,8 bilhões de atendimentos todos os anos. Na semana em que o SUS completa 32 anos, saiba mais sobre a importância do sistema para a saúde pública no Brasil.
O SUS foi oficializado em 1990 com o objetivo de garantir o acesso à saúde universal e gratuita em todo o território nacional, direito assegurado pela Constituição de 1988. O sistema oferece serviços de baixa, média e alta complexidade, que vão de simples consultas a atendimentos de urgência e emergência.
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 70% da população brasileira depende exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde.
Isso demonstra a importância de se construir um SUS cada vez mais forte, organizado e acessível para todos os brasileiros.
Onde está o SUS
Muitas pessoas acreditam que, por possuírem plano de saúde, não utilizam os serviços ofertados pelo SUS. Os serviços mais conhecidos do sistema são aqueles que compõem a atenção básica e a atenção hospitalar, que incluem, dentre outros:
- As unidades de atendimento médico, como as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Os hospitais públicos e privados que sejam credenciados;
- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
- A rede de atenção psicossocial, composta, por exemplo, pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outras unidades de saúde;
- A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Mas o SUS vai muito além dos cuidados médicos de urgência e emergência. Conheça outras maneiras pelas quais o SUS está presente no seu dia a dia.
Vacinação
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é reconhecido internacionalmente como um dos mais eficazes em todo o mundo. O PNI é gerido pelo SUS.
Vigilância Sanitária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também faz parte do SUS. A Anvisa é responsável por estabelecer e fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias em vigor no país. A atuação da Anvisa vai desde a fiscalização de estabelecimentos alimentícios à fiscalização de cosméticos e à autorização da aplicação de novos medicamentos e insumos farmacêuticos no país.
Transplantes
Mais de 90% dos transplantes realizados no Brasil são feitos por meio do sistema público de saúde, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O SUS possui uma rede de assistência distribuída por todo o Brasil, oferecendo o acompanhamento necessário antes, durante e depois da realização do transplante.
Tratamentos
O SUS oferece tratamentos para doenças crônicas e graves. Por meio dele, é possível obter tratamento gratuito contra HIV, câncer e tuberculose, entre outras doenças.
Além disso, a Farmácia Popular possibilita que qualquer pessoa, desde que apresente a receita, recolha gratuitamente ou com descontos medicamentos contra condições como hipertensão e diabetes.
Controle de zoonoses
O SUS também ajuda a manter a saúde do seu pet. O órgão fiscaliza doenças que possam acometer animais e organiza campanhas de vacinação, como a realizada anualmente contra raiva animal.