Veja dicas para evitar acidentes de trânsito
A cada 12 minutos, uma pessoa morre em um acidente de trânsito no Brasil. De acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), o país registrou 878.208 acidentes e 20.053 mortes no trânsito em 2021, o que leva o Brasil à quarta posição entre as nações com maior número de […]
A cada 12 minutos, uma pessoa morre em um acidente de trânsito no Brasil. De acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), o país registrou 878.208 acidentes e 20.053 mortes no trânsito em 2021, o que leva o Brasil à quarta posição entre as nações com maior número de acidentes no mundo. Por isso, trazemos importantes dicas para evitar acidentes de trânsito.
As principais vítimas são os motociclistas. Em 2020, eles corresponderam a 36% dos mortos em acidentes no Brasil, seguidos pelos ocupantes de carros (21%). Do total de vítimas, 84% foram do sexo masculino, o que reforça a necessidade de campanhas educativas e dicas de segurança para esse público.
Afinal, mais de 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por imperícia, negligência ou imprudência dos envolvidos, segundo a Organização das Nações Unidas. Muitas vidas podem ser salvas se motoristas e pedestres cumprirem a legislação de trânsito e seguirem algumas medidas simples, mas extremamente importantes, na hora de dirigir.
Veja algumas dicas para evitar os acidentes de trânsito.
Use o cinto de segurança
A mais efetiva forma de evitar consequências graves em acidentes de trânsito é utilizar o cinto de segurança. Uma pessoa que é ejetada do veículo em caso de acidente tem cinco vezes mais chances de morrer caso não esteja usando o cinto.
Apesar de ser um item obrigatório, muitos motoristas ainda teimam em não utilizar o cinto de segurança – especialmente no banco de trás, onde metade dos brasileiros viajam sem o cinto, conforme pesquisa do Ministério da Saúde.
Respeite os limites de velocidade
O limite de velocidade de uma via é determinado para garantir a segurança dos motoristas e pedestres. Ao dirigir em alta velocidade, as chances do motorista reagir rápida e adequadamente a situações imprevistas são muito pequenas. Além disso, os impactos em alta velocidade são mais violentos.
Por isso, é muito importante respeitar os limites impostos – o Código de Trânsito Brasileiro estabelece a velocidade máxima para cada tipo de via, e as sinalizações indicam ao motorista a velocidade que ele não deve ultrapassar.
Não utilize celular ao dirigir
Usar o celular ao volante é uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além de precisar retirar as mãos do volante para manusear o aparelho, o celular representa perigo por distrair o condutor.
Não dirija sob efeito de álcool
Dirigir após o consumo de álcool é um crime de trânsito e coloca sua vida e a de outras pessoas em perigo. Qualquer quantidade de álcool no organismo é suficiente para provocar alterações de atenção, raciocínio e coordenação motora. Por isso, ao beber, fique longe do volante.
Mantenha distância do veículo da frente
Quanto mais rápido você estiver dirigindo, maior deve ser a distância do veículo que estiver à sua frente. Dessa maneira, no caso de qualquer incidente, o motorista tem um tempo de reação maior para evitar colisões.
Faça manutenção preventiva do veículo
Realize uma revisão do veículo periodicamente e sempre antes de viajar. Pneus, freios, luzes, retrovisores e o nível do óleo e da água devem ser checados com cuidado. Além de evitar acidentes, você também protege seu bolso, já que consertos extensos costumam ser mais caros que reparos pontuais.