Fazer caminhada é alternativa ao esporte; conheça os benefícios
A caminhada é a atividade física mais acessível que existe. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela é a segunda modalidade esportiva mais praticada pelos brasileiros: 24,6% das pessoas que praticam exercício físico optam pela caminhada. Para quem tem dúvida, sim, a caminhada é uma alternativa ao esporte. […]
A caminhada é a atividade física mais acessível que existe. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela é a segunda modalidade esportiva mais praticada pelos brasileiros: 24,6% das pessoas que praticam exercício físico optam pela caminhada. Para quem tem dúvida, sim, a caminhada é uma alternativa ao esporte.
Praticada por causa de sua facilidade e de seu baixo ou nenhum custo, a caminhada traz diversos benefícios para o corpo, como redução da pressão arterial e glicemia, perda de peso e diminuição da ansiedade e estresse.
Pesquisas já indicam que a prática ajuda até mesmo a combater a depressão, pois a caminhada ajuda a esquecer os problemas, aliviar as tensões cotidianas e, em muitos casos, funciona como um fator de socialização. Caminhar também libera hormônios como a serotonina e a endorfina, que ajudam a aumentar a sensação de prazer e bem-estar.
Além disso, a caminhada tem benefícios também para grupos específicos. De acordo com uma pesquisa da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, pessoas que sofreram derrame cerebral e ficaram com sequelas motoras apresentaram melhorias dos movimentos após a realização de caminhadas.
Os ganhos obtidos com a caminhada variam de acordo com a frequência, a duração e a intensidade do exercício. Além disso, manter uma alimentação saudável é essencial para o sucesso de qualquer exercício físico.
Dicas para uma caminhada segura
Apesar de sua acessibilidade e benefícios, alguns cuidados devem ser tomados antes de começar a praticar a caminhada:
- Consulte o médico para saber se há qualquer restrição à prática de atividades. Dê preferência a um cardiologista;
- É recomendável procurar também um profissional de Educação Física, para que ele possa montar um plano adequado de acordo com seus objetivos e necessidades;
- Use roupas leves, que mantenham a flexibilidade e permitam que seu corpo possa respirar, e tênis confortáveis e adequados para a prática;
- De preferência, escolha locais planos para a caminhada, especialmente se for iniciante no exercício;
- Comece a caminhada numa intensidade baixa antes de aumentar a velocidade do exercício gradativamente;
- Durante a caminhada, procure pisar primeiro com o calcanhar e depois com a ponta dos pés;
- Respire profundamente ao longo do trajeto;
- Beba água antes, durante e após o exercício;
- Procure caminhar ao menos quatro vezes na semana, com uma duração mínima de 30 minutos de exercício.