Saiba como a TPM interfere na qualidade do sono da mulher
Cólicas, dores de cabeça, inchaço e ansiedade estão entre os sintomas mais comuns do período conhecido como tensão pré-menstrual, ou TPM. Mas um outro problema muito frequente e incômodo durante o período menstrual não é tão falado: como a TPM pode interferir na qualidade do sono. O ciclo menstrual é controlado por hormônios produzidos pela […]
Cólicas, dores de cabeça, inchaço e ansiedade estão entre os sintomas mais comuns do período conhecido como tensão pré-menstrual, ou TPM. Mas um outro problema muito frequente e incômodo durante o período menstrual não é tão falado: como a TPM pode interferir na qualidade do sono.
O ciclo menstrual é controlado por hormônios produzidos pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, e pelos ovários. A grande liberação desses hormônios durante os diferentes períodos do ciclo menstrual resulta em alterações que podem ser sentidas em todo o corpo – inclusive no ritmo circadiano, mecanismo por meio do qual nosso corpo regula a fome, o estado de vigília e o sono.
A mudança dos níveis de progesterona ao longo da menstruação, por exemplo, tem impacto direto sobre a liberação de neurotransmissores relacionados à sensação de calma e tranquilidade. Por isso é comum, durante a TPM, que a mulher tenha sintomas como irritabilidade, ansiedade e alterações de humor.
Dessa maneira, o corpo não consegue relaxar na hora de dormir, o que acaba provocando agitação e insônia. Além disso, outros sintomas do período menstrual, como as cólicas, também acabam prejudicando a qualidade do sono da mulher.
Por não ter um descanso apropriado, a pessoa acaba se sentindo cansada e sonolenta durante o dia, o que interfere na realização das atividades cotidianas e prejudica a qualidade de vida.
Essa relação entre TPM e má qualidade do sono acaba se tornando um ciclo vicioso: de acordo com pesquisa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mulheres que dormem menos de seis horas por noite têm 70% mais chances de sofrer com sintomas mais severos durante o período menstrual.
Assim, o período menstrual acaba prejudicando a qualidade do sono; e um sono de má qualidade resulta em agravamento dos sintomas da TPM.
Felizmente, algumas dicas podem ser seguidas para melhorar a qualidade do sono durante a TPM:
- Monitore seu ciclo menstrual – existem aplicativos voltados especificamente para isso, por exemplo – e, quando seu período estiver próximo, reserve alguns momentos ao longo do dia para descansar;
- Evite o consumo de bebidas alcóolicas e cigarros;
- Pratique atividades físicas que estimulam a produção de endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar;
- Alimente-se bem ao longo do dia;
- Na hora de dormir, evite o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares e TVs, pelo menos uma hora antes de se deitar;
- Chás calmantes, como a camomila, podem ajudar.
Caso a insônia provocada pela TPM seja frequente e intensa, converse com um ginecologista, que pode determinar o melhor tratamento para o seu caso.