Dia Mundial da Alergia: veja como se prevenir das alergias de inverno
O dia 8 de julho marca o Dia Mundial da Alergia, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre essa condição, uma das doenças mais frequentes do mundo e que, em casos graves, pode levar à morte. Saiba como se prevenir das alergias de inverno, época do ano em que […]
O dia 8 de julho marca o Dia Mundial da Alergia, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre essa condição, uma das doenças mais frequentes do mundo e que, em casos graves, pode levar à morte. Saiba como se prevenir das alergias de inverno, época do ano em que elas costumam aumentar em frequência e intensidade.
A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a alguma substância. Os mecanismos de defesa do sistema imunológico são normalmente ativados quando o corpo entra em contato com algum agente patológico, como vírus e bactérias.
Nas alergias, esses mecanismos são ativados também por substâncias inofensivas, como alguns alimentos, medicamentos ou até mesmo poeira.
Durante o inverno, as alergias relacionadas a problemas respiratórios se tornam mais comuns, devido a fatores como queda da umidade e diminuição brusca das temperaturas. Dentre elas, se destacam a asma (também conhecida como bronquite alérgica) e rinite alérgicas, que podem provocar sintomas como espirros, coriza, falta de ar, tosse, dores de cabeça e chiados no peito.
Além das alergias respiratórias, o inverno pode provocar também alergias de pele, como a dermatite atópica e a urticária do frio. Pacientes com urticária apresentam erupções avermelhadas na pele, coceira, dor nas extremidades dos pés e mãos e, em casos mais graves, inchaço.
Algumas medidas podem ser adotadas para evitar o aparecimento ou amenizar os sintomas das alergias de inverno. Saiba como se prevenir:
- A medida mais básica a tomar é evitar ao máximo a exposição ao frio e o contato com substâncias frias. Assim, durante o inverno não é recomendada a prática de atividades como natação e banhos de piscina ou mar. Em casa, o ideal é evitar os banhos com água gelada;
- Ao sair de casa, mantenha o corpo aquecido usando roupas apropriadas para o período de inverno. Agasalhos, casacos, luvas e gorros podem ajudar a evitar o aparecimento de reações alérgicas por causa das baixas temperaturas;
- É comum que, no período de inverno, as casas fiquem fechadas para evitar a chuva ou as baixas temperaturas. Isso pode levar ao acúmulo de poeira e ao aparecimento de mofo e bolor. Os próprios fungos podem provocar reações alérgicas; além disso, eles são alimentos para os ácaros, um dos maiores responsáveis pelas alergias. É importante, assim, manter os ambientes limpos e ventilados durante o inverno e higienizar com frequência roupas de cama, sofás, tapetes e cortinas;
Medicamentos anti-histamínicos, popularmente conhecidos como antialérgicos, ajudam a amenizar as reações alérgicas provocadas pelo frio. A utilização desses medicamentos deve, como sempre, ser feita mediante a recomendação de um médico.