Voltar

Exercício físico na gestação traz benefícios para a mãe e o bebê

1 de julho de 2022

É sabido que a prática regular de exercícios físicos é um hábito saudável para a população em geral, inclusive para as mulheres grávidas. O que você talvez não saiba é que a realização de exercícios durante a gravidez é benéfica não apenas para a futura mamãe, mas também para o bebê. A prática regular de […]

Exercício físico na gestação traz benefícios para a mãe e o bebê

É sabido que a prática regular de exercícios físicos é um hábito saudável para a população em geral, inclusive para as mulheres grávidas. O que você talvez não saiba é que a realização de exercícios durante a gravidez é benéfica não apenas para a futura mamãe, mas também para o bebê.

A prática regular de atividades físicas durante a gravidez deve ser conversada com o obstetra. Se não houver qualquer problema ao longo da gestação, os exercícios são altamente recomendados e ajudam a evitar problemas de saúde graves, como pressão alta e a diabetes gestacional.

No Brasil, a prevalência de diabetes mellitus gestacional (DMG) é, de acordo com o Ministério da Saúde, de 7,6% – número considerado alto. Além disso, cerca de 20% das mulheres no país são consideradas obesas, o que aumenta as chances de desenvolverem uma gravidez de risco.

Os exercícios físicos são, assim, importantes aliados para uma gravidez saudável e tranquila. Atividades como caminhada, ioga, natação, hidroginástica e pilates estão entre as mais recomendadas para as mamães. A musculação também pode ser praticada, mas é preciso ter cuidado para não exagerar nos pesos.

Dentre os principais benefícios que a atividade física traz para a mãe, estão:

  • Diminuição das dores musculares provocadas pela barriga;
  • Melhora da respiração;
  • Redução do inchaço provocado pela retenção de líquidos;
  • Redução do risco de pré-eclâmpsia (hipertensão);
  • Diminuição do estresse e tensão;
  • Controle do índice glicêmico;
  • Evita a obesidade durante a gestação.

Atividade física traz benefícios para o bebê

A prática regular de exercícios não faz bem apenas à saúde da mãe. Por estimular a circulação sanguínea, os exercícios melhoram o transporte de nutrientes e oxigênio do organismo materno para o bebê, que se dá por meio da placenta e do cordão umbilical. A melhor oxigenação do cérebro pode trazer, inclusive, benefícios cognitivos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Montreal, no Canadá.

Por sua vez, um estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que uma substância produzida pela placenta após a prática de exercícios tem efeitos positivos sobre a saúde da criança, reduzindo as chances dela desenvolver diabetes no futuro.

Além disso, as endorfinas, hormônios ligados ao bem-estar liberados durante a atividade física, também podem atravessar a barreira placentária e chegar até o bebê.

São vários, portanto, os benefícios advindos da prática de exercícios, tanto para a mãe quanto para o bebê. Antes de suar a camisa,  é importante conversar com seu obstetra sobre a modalidade que melhor se adequa ao seu corpo, gosto e necessidades. Assim, você e seu filho podem se beneficiar das atividades físicas com tranquilidade e segurança.

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?