Dia Mundial de Doação do Leite Humano: saiba quem pode e como doar
No dia 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial de Doação do Leite Humano. A data foi criada para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano, aumentar a conscientização sobre o aleitamento materno e divulgar os bancos de leite humano existentes nos estados e municípios do Brasil. A amamentação é […]
No dia 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial de Doação do Leite Humano. A data foi criada para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano, aumentar a conscientização sobre o aleitamento materno e divulgar os bancos de leite humano existentes nos estados e municípios do Brasil.
A amamentação é recomendada até os dois anos de idade ou mais, e durante os seis primeiros meses a dieta do bebê deve constar exclusivamente de leite materno, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Infelizmente, essa não é a realidade de muitas mães e filhos. Segundo pesquisa realizada pela Famivita, três em cada dez brasileiras não conseguem amamentar seus bebês exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida. Isso se deve a uma série de fatores, mas um deles é justamente a produção insuficiente de leite por algumas mães.
A doação de leite humano pode ser realizada por qualquer mulher saudável que tenha uma produção excessiva de leite e não faça uso de medicamentos que impeçam a doação. Além de beneficiar outros bebês, a mãe que doa leite humano tem menos chances de desenvolver câncer de mama.
O ideal é que a coleta seja realizada logo após cada mamada. Deixe o beber mamar até que esteja satisfeito e, em seguida, realize a coleta. Não é preciso ter uma produção muito grande para que a doação possa ser realizada: um litro de leite materno pode alimentar até dez recém-nascidos por dia.
Alguns passos devem ser seguidos pelas mães que querem realizar a doação do leite excedente.
Prepare o frasco para doação
Os bancos de leite só aceitam frascos de vidro com tampa de plástico. Eles devem ser higienizados em casa: basta retirar qualquer rótulo, lavá-los e fervê-los por 15 minutos. Depois, escorra o frasco e a tampa, com as aberturas voltadas para baixo sobre um pano limpo até que estejam secos. Ao fechar o frasco, é importante não tocar com as mãos na parte interna da tampa.
Faça a higienização pessoal
Além do frasco onde o leite vai ser depositado, a higiene pessoal da mulher que vai realizar a doação também é muito importante. A mãe deve, inicialmente, cobrir o cabelo com uma touca, para evitar que fios caiam no frasco. Em seguida, é preciso lavar as mãos até o cotovelo com água e sabão e, logo após, lavar a mama apenas com água, secando-a com uma toalha limpa.
Evite conversar enquanto o leite é retirado e, se possível, cubra o nariz e a boca com uma fralda ou máscara.
Retirando o leite materno
Após os processos de higienização, escolha um local calmo e tranquilo para fazer a retirada do leite. O ideal é que ele seja retirado de forma manual.
- A mãe deve massagear as mamas com as pontas dos dedos, realizando movimentos circulares da aréola (parte escura da mama) em direção ao corpo;
- Posicionando firmemente os dedos indicadores na borda inferior e polegar na borda superior da aréola, empurre para trás, em direção ao corpo;
- Comprima os dedos um contra o outro, repetindo o movimento até o leite começar a sair;
- Despreze as primeiras gotas e posicione o frasco abaixo da aréola de modo a coletar o leite.
Armazene o leite coletado
Procure não encher o frasco até a borda, deixando ao menos um espaço de dois dedos entre o líquido e a tampa.
O frasco com o leite deve ser bem fechado e armazenado na geladeira ou freezer por até 10 dias. Caso adicione ao mesmo frasco leites de dias diferentes, mantenha sempre em mente o dia do primeiro leite coletado. Neste prazo, contate o banco de leite humano mais próximo da sua residência e veja como transportar até o banco ou se oferecem opção de coleta domiciliar.
Como ser uma doadora
Neste link é possível saber os bancos de leite humano disponíveis em todo o Brasil e entrar em contato para conhecer o procedimento de doação. As informações também podem ser obtidas por meio do Disque Saúde 136, do Ministério da Saúde.