Chocolate faz bem para a saúde; confira 7 benefícios
Com a chegada da Páscoa, é difícil pensar em outra coisa que não seja o chocolate, alimento típico da data. Mas você sabia que esse doce pode ser um grande aliado da sua saúde? Ao longo dos anos, várias pesquisas comprovam os benefícios do chocolate amargo. Ingerido na quantidade certa, além de promover bem-estar, ele […]
Com a chegada da Páscoa, é difícil pensar em outra coisa que não seja o chocolate, alimento típico da data. Mas você sabia que esse doce pode ser um grande aliado da sua saúde? Ao longo dos anos, várias pesquisas comprovam os benefícios do chocolate amargo. Ingerido na quantidade certa, além de promover bem-estar, ele é capaz de reduzir o risco de diversas doenças crônicas, incluindo as doenças cardíacas, derrame, câncer e diabetes.
Para ser considerado amargo, o chocolate precisa ter pelo menos 50% de cacau em sua composição. Quanto maior a concentração de cacau, menor o teor de açúcar e maiores são os benefícios à saúde. O chocolate amargo é uma fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês. Além disso, também estão presentes em sua composição o potássio, zinco e selênio, minerais com propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina.
Conheça alguns benefícios do chocolate para a saúde
Possui diversos nutrientes
Os principais nutrientes existentes no grão de cacau são as gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. E quanto maior for o teor de cacau do chocolate, mais nutritivo ele é. O chocolate amargo também contém estimulantes como a cafeína e a teobromina.
Proporciona bem-estar
Ao ser ingerido, o chocolate libera a serotonina, endorfina e dopamina, conhecidos como os hormônios da felicidade. Alguns estudos afirmam que o doce é capaz também de aumentar a produção dessas substâncias.
Combate o câncer de intestino
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgada em 2008, apontou que o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. O motivo seria algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, que possuem ação antioxidante e antitumorais, capazes de reduzir o crescimento de tumores e proteger as células das degenerações da doença.
Melhora a pressão arterial e a saúde do coração
O chocolate amargo possui flavonoides, que podem estimular o endotélio (revestimento das artérias) a produzir óxido nítrico. Com isso, há um relaxamento das artérias, diminuição da resistência do fluxo sanguíneo e, assim, redução da pressão arterial. Desta forma, a saúde cardiovascular é beneficiada. Estudos também mostram que o cacau diminui significativamente os níveis de LDL, o colesterol ruim.
Promove saúde cerebral
Em estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriu que o chocolate também auxilia na redução dos danos cerebrais após um AVC, já que um composto chamado epicatequina seria capaz de proteger as células nervosas. Ademais, ele também melhora a função cerebral, por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro devido às substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina.
Previne pré-eclâmpsia em mulheres grávidas
Uma pesquisa realizada pela Universidade Yale, nos Estados Unidos, descobriu que o composto teobromina, encontrado em chocolates com maior quantidade de cacau, ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia em mulheres grávidas. De acordo com o estudo, mulheres que consomem chocolate ao menos cinco vezes na semana têm 40% menos chance de desenvolver o problema do que as mulheres que não consomem.
Melhora a saúde da pele
Devido ao efeito antioxidante dos flavonoides, o chocolate ajuda a proteger o corpo da ação dos radicais livres, além de ser rico em vitaminas e minerais úteis à saúde da pele. Os compostos bioativos do chocolate amargo também podem ser aliados da pele e protegê-la dos danos do sol, bem como melhorar o fluxo sanguíneo e aumentar a densidade e hidratação da derme.