Voltar

Bebeu muito? Confira dicas científicas de como curar a ressaca

11 de março de 2022

Dor de cabeça, enjoo, vômito, diarreia, cansaço. Esses são alguns sintomas comuns de quem exagerou no consumo de bebida alcoólica. Chamado de ressaca, esse processo natural do corpo acontece devido à desidratação causada pelo excesso de álcool na corrente sanguínea, somado ao trabalho extra do fígado para eliminar as toxinas que circulam pelo sangue.  Não […]

Bebeu muito? Confira dicas científicas de como curar a ressaca

Dor de cabeça, enjoo, vômito, diarreia, cansaço. Esses são alguns sintomas comuns de quem exagerou no consumo de bebida alcoólica. Chamado de ressaca, esse processo natural do corpo acontece devido à desidratação causada pelo excesso de álcool na corrente sanguínea, somado ao trabalho extra do fígado para eliminar as toxinas que circulam pelo sangue. 

Não existe um consenso sobre uma quantidade segura de álcool, capaz de evitar uma ressaca, já que a dose varia de acordo com cada pessoa. Mas uma regra é clara: se não quer sofrer com os efeitos do excesso de bebida alcoólica, o ideal é consumir com moderação. Mas se você já passou da conta, existem algumas dicas da ciência para ajudar o corpo a se recuperar. Acompanhe! 

  1. Deixe o corpo descansar

A ingestão de bebida alcoólica prejudica, de forma momentânea, os reflexos e as habilidades cognitivas, além de inflamar o organismo como um todo e fazer com que o fígado trabalhe mais do que o comum. Por isso, depois de exagerar no álcool, o corpo necessita de descanso para se recuperar. Procure dormir e evitar atividades físicas extenuantes durante esse período. 

  1. Hidrate-se 

O álcool tem efeito diurético, que faz com que o corpo aumente a eliminação de líquidos pela urina. Como consequência desse processo, o organismo sofre com a desidratação, responsável por boa parte dos sintomas da ressaca. Por isso, intensifique a ingestão de água e complemente a hidratação com água de coco e chás naturais. Uma dica extra para evitar o mal-estar é sempre intercalar uma dose de bebida com um copo de água. 

  1. Beba café

Duas xícaras de café preto e forte ao acordar são suficientes para dar mais energia para enfrentar um dia de ressaca. Isso porque a cafeína age dilatando vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e auxilia na eliminação das toxinas do álcool. Mas não exagere no cafezinho, já que o excesso pode agravar ainda mais os sintomas de desidratação. 

  1. Alimente-se bem 

Com o fígado, estômago e intestino sobrecarregados pelo excesso de álcool, aposte em uma alimentação leve e com pouca gordura para driblar a ressaca e se livrar dos sintomas. Saladas, arroz integral, peito de frango grelhado ou uma sopa de legumes são ótimas opções, assim como as frutas, que garantirão energia e disposição através da ingestão de açúcares. 

  1. Reponha os sais minerais 

O sódio e o potássio, assim como outros sais minerais, são eliminados em excesso do corpo, através da urina, após a ingestão de álcool. Para repor essas substâncias e ajudar a equilibrar os nutrientes no organismo após a bebedeira, as bebidas isotônicas são excelentes opções. 

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?